
Passageiro que morreu em queda de helicóptero morava em Capitólio
Vanilton Altos Balieiro, conhecido como "Du Brejo", era um dos quatro tripulantes da aeronave que caiu no Lago de Furnas na tarde desta terça-feira (2/1)
compartilhe
Siga noO passageiro do helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas, na manhã desta terça-feira (2/1), morava na cidade e trabalhava como consultor náutico. Vanilton Altos Balieiro, conhecido como “Du Brejo”, era um dos quatro tripulantes da aeronave que colidiu com a água do lago.
Leia: Capitólio: helicóptero que caiu fazia o primeiro passeio do dia
O óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros e a identidade por uma funerária da cidade. O corpo ainda não foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Passos, mas a previsão é que o velório aconteça nesta quarta-feira (3/1), em Capitólio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 9h20. A aeronave foi fretada para o passeio e tinha outras programações agendadas na sequência. Até o momento, não há informações de parentesco das vítimas.
02/01/2024 - 10:19 Jovens mineiros mortos em Balneário Camboriú serão velados em clube de Paracatu 02/01/2024 - 10:18 MG: Helicóptero com quatro pessoas cai em Capitólio 02/01/2024 - 14:51 Bióloga mineira que morreu em acidente entre lanchas na Bahia é enterrada
A dinâmica do acidente ainda não foi divulgada. Um especialista em aviação consultado pela reportagem do Estado de Minas afirmou que as imagens do acidente sugerem que a aeronave fez uma manobra chamada "auto-rotação", quando há falha do motor.
As demais vítimas foram socorridas pelas unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos bombeiros. O piloto e uma passageira, de 22 anos, foram encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, também no Sul do Estado. A jovem se queixava apenas de dores pelo corpo e não tinha suspeita de fraturas. Já o piloto estava com suspeita de ter fraturado a coluna.
Já a terceira pessoa foi conduzida pelo SAMU para atendimento na cidade de Passos. Segundo relatos, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, estaria sem responsividade de movimento nos membros inferiores.
Investigação
A aeronave é um helicóptero modelo EC 120 B, fabricado em 2009, para quatro passageiros. Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave em Capitólio.