Carnaval BH 2024: Senac vai capacitar 3 mil ambulantes
Credenciamento dos profissionais que passarão pela capacitação será feito pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)
compartilhe
Siga noO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) dará início à capacitação gratuita de 3 mil ambulantes que irão trabalhar na próxima edição do Carnaval na capital. O credenciamento dos profissionais, que será feito pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), terá início na próxima terça-feira (16/1) e segue até quinta (18/1) – data na qual começará o treinamento no Sesc Palladium, situado na Rua Rio de Janeiro, 1046, no Centro.
Conforme o Senac, os ensinamentos serão disponibilizados pela manhã, tarde e noite em três turmas. Os horários serão preenchidos de acordo com a capacidade do local e disponibilidade dos participantes.
“Durante a atividade, os ambulantes vão receber orientações para potencializar suas vendas por meio de técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos clientes (foliões), agilidade e fidelização. Além disso, eles vão receber, também gratuitamente, um kit com guarda-sol, bolsa e camisa para melhor identificá-los durante o evento”, disse o Senac em comunicado.
Além do Senac, a ação de capacitação acontece pelo segundo ano consecutivo com a parceria do Sistema Fecomércio, Serviço Social do Comércio (Sesc) e sindicatos empresariais.
Leia também: PBH abre cadastro para ambulantes
Investimento milionário do governo
Atrações temáticas, sonorização de ruas e avenidas e disponibilidade de banheiros químicos em pontos estratégicos no Carnaval de Belo Horizonte neste ano vão custar R$ 8,5 milhões — recurso que capitalizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio direto. Nesse sentido, o protocolo de intenções entre o governo de Minas e a prefeitura foi assinado em 14 de dezembro, no Palácio da Liberdade.
Segundo o governo mineiro, que investirá na festa na capital pela primeira vez, a ideia é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos que arrastam foliões por ruas e avenidas, ampliando o alcance sonoro dos trios.
Leia também: Setor hoteleiro prevê ocupação acima de 80%
Estimativa de público
A capital mineira deve receber 5,5 milhões de foliões, representando acréscimo de 10% na circulação de pessoas, conforme estimativa Belotur.
Ainda segundo apurado pela Belotur em parceria com os patrocinadores oficiais, a última edição da festa gerou R$ 720 milhões em movimentação financeira com a participação de 5,2 milhões de foliões, sendo que, deste total, 226 mil eram turistas.