
Carnaval BH 2024: organizadores de blocos aprovam sonorização em 'momento histórico'
Ao todo, 24 blocos passaram pela avenida durante este fim de semana
compartilhe
Siga no"O Carnaval de Belo Horizonte vive um momento histórico". Foi desta forma que o regente do tradicional bloco "Então Brilha!", Chris Di Souza, definiu a festa durante o Ensaio Geral na Avenida dos Andradas, neste domingo (14/1).
"É mais um momento de transformação e de propositividade, muito característico da nossa construção. O Carnaval vai evoluindo e, ao mesmo tempo, se preocupando em não perder a conexão com chão, resistência e luta", disse o multi-instrumentalista ao Estado de Minas.
Leia também: Carnaval para todos: folia em BH está atenta à inclusão
O músico acompanhou o teste da sonorização instalada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por mais de 600 metros da Avenida dos Andradas. Ele observa que a estrutura é muito bem-vinda, esperando que ela seja ampliada.
"Estamos amplificando a sonorização dos blocos e também todos os nossos desejos e sonhos. Que isso possa atingir todas e todos", frisou.
A estrutura recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões por meio de Lei de Incentivo a Cultura, em uma parceria do Governo do Estado com a Cemig e a Codemge. Ao todo, 24 blocos passaram pela avenida durante o fim de semana.
13/01/2024 - 20:17 Carnaval de BH: ensaio geral termina com atraso de blocos 14/01/2024 - 08:15 Carnaval de BH: Presidente da Belotur explica o cancelamento de blocos 14/01/2024 - 11:00 Presidente da Belotur: ‘Carnaval é uma potência que gera emprego e renda’
Lara Sousa, uma das fundadoras do bloco Truck do Desejo, destinado a mulheres LGBTQIA+, avaliou que a estrutura traz "muita potencia" para o Carnaval de BH.
"A estrutura experimental vem com muita potência. É uma forma de tornar o som acessível durante toda a avenida. Acho que esse projeto é muito positivo para a cidade, pensando em sua expansão para várias avenidas e ruas de BH", disse.
A organizadora do bloco preparava seu grupo para tocar na Andradas quando contou à reportagem que as expectativas para a festa de 2024 são as "melhores possíveis". "Organizamos quase que o ano inteiro, todo ano, para fazer a folia, que é nossa redenção. É nosso espetáculo na cidade", frisou.
A produtora do Baianas Ozadas, Polly Paixão, avaliou que o Carnaval de BH está "avançando 10 anos em 1". "A gente acha maravilhoso. Finalmente as nossas baterias estão sendo ouvidas por todo mundo que está no desfile", disse.
O bloco encerrou o segundo e último dia de Ensaio Geral na Andradas, com alguns minutos de atraso, mas sem desanimar os foliões. "É uma alegria muito grande ter o governo do estado escutando as necessidades dos blocos. (...) A expectativa para a festa é imensurável", completou Polly.