
Montes Claros convoca moradores para vacinação de animais contra a raiva
Vacinação de cães e gatos ocorre depois confirmação da doença em morcego encontrado no Bairro Panorama
compartilhe
Siga noO Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, realiza a ação de bloqueio contra a raiva, com a vacinação de cães e gatos, após a confirmação da doença em um morcego encontrado no Bairro Panorama, área de classe média da cidade.
A imunização de cães e gatos contra a raiva é realizada em uma tenda montada no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), perto do Bairro Panorama. A vacinação gratuita, iniciada quarta-feira (17/1), prosseguirá até as 16 horas.
18/01/2024 - 11:31 MG já registrou mais de um milhão de raios desde o início do período chuvoso 18/01/2024 - 11:10 Suspeito de matar empresário norte-americano é preso no Triângulo Mineiro 18/01/2024 - 12:25 Arqueólogos encontram indícios de cemitério da Idade da Pedra
A raiva é uma doença contagiosa grave, com alto índice de letalidade. A doença pode ser transmitida ao humano quando a pessoa é mordida, lambida ou mesmo arranhada por animais infectados, sobretudo, gatos, cachorros e morcegos.
Minas Gerais registrou quatro casos de raiva humana em 2022: em Bertópolis, no Vale do Mucuri; e um outro caso da doença em abril de 2023, tendo como vítima um criador de gado de Mantena, no Leste do estado. As cinco pessoas contaminadas morreram.
A diretora de Vigilância em Saúde do Município de Montes Claros, Maria Clara Lélis, informa que a ação de bloqueio contra a raiva é recomendada pelo Ministério da Saúde para todos os cães e gatos num raio de 500 metros do local onde o morcego com resultado positivo para a doença foi encontrado. Devem levar os animais para vacinação moradores dos Bairros Panorama, Todos Santos, Vila Oliveira e Vila Mauriceia.
Maria Clara disse que o morcego foi encontrado no Bairro Panorama entre o final de novembro e o início de dezembro, mas somente agora saiu o resultado do exame do animal, que deu positivo para a raiva.
Ela informou ainda que, ao longo dos últimos anos, foram encontrados 12 morcegos que testaram positivo para a raiva no município. Daí a importância da imunização de todos os cães e gatos.
Devem ser vacinados contra a doença animais acima de três meses de idade e que tenham um intervalo de no mínimo 30 dias a partir da última dose da vacina recebida.