
BH: Ônibus metropolitanos terão reconhecimento facial para gratuidades
A principal mudança será a migração para um sistema eletrônico, que permitirá agilidade nas transações
compartilhe
Siga noO Consórcio Ótimo, responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de BH, está implantando um novo sistema nos ônibus. A expectativa é que o transporte público metropolitano na Grande BH seja 100% online.
A iniciativa, ainda em fase de testes, está prevista para ser concluída ainda em 2024, e tem como objetivo tornar as operações da região mais ágeis e seguras para os usuários.
Uma das principais novidades será a migração para um sistema totalmente eletrônico que vai aprimorar a experiência dos passageiros e reduzirá o tempo de processamento das transações.
31/01/2024 - 19:57 Dengue em BH: Barreiro é a regional com mais casos confirmados da doença 31/01/2024 - 19:56 Avenida Amazonas alaga com chuva e lixo fica boiando; veja vídeo 31/01/2024 - 20:19 Chuva desta quarta-feira coloca regiões de BH em alerta geológico
O sistema também fará leitura por biometria facial para as gratuidades e vai incluir novas formas de pagamento. As medidas prometem mais agilidade no embarque e desembarque, e melhor controle de quem possui algum benefício.
Além disso, implantações como recargas rápidas, pagamento via Pix e bloqueio instantâneo de cartões comunicados como roubados ou extraviados também prometem trazer vantagens e segurança aos passageiros.
Leia também: Chove forte em BH na noite desta quarta-feira (31/1); Defesa Civil faz alerta
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) acompanhará a implementação, para garantir que os padrões de qualidade e eficiência sejam atendidos durante a transição no transporte metropolitano.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa