
Agentes da PBH fiscalizam garagem de ônibus
Operação faz parte da política Tolerância Zero, adotada pelo poder municipal no início deste ano
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na manhã desta quarta-feira (3/4), uma ação de fiscalização na porta da garagem da empresa Milênio Transportes, em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atuação dá continuidade à Operação Tolerância Zero, adotada pela prefeitura no início do ano.
De acordo com a BHTrans, órgão responsável pela fiscalização, a operação surpresa teve início às 8h desta quarta, com o objetivo de punir a má qualidade na prestação do serviço feito pelas empresas de transporte público nas cidades da Grande BH.
03/04/2024 - 08:16 Chuva em BH: rua do Buritis amanhece fechada por causa da lama 03/04/2024 - 08:35 Acidente com carretas fecha pista da BR-040 03/04/2024 - 09:13 Tempo em Minas: quarta-feira deve ser de calor na maior parte do estado
Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), BHTrans e Polícia Militar vistoriaram 13 ônibus. Foram feitas 12 autuações e dois dos veículos tiveram a Autorização de Tráfego retida por apresentarem problemas nos freios de porta e na luz do elevador. Foram fiscalizados veículos que operam em linhas alimentadoras e do MOVE nas estações Venda Nova e Pampulha.
O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, avalia que as mais de 30 ações de fiscalização na porta das garagens já estão surtindo efeito. Segundo ele, o trabalho vai continuar nas demais garagens das concessionárias do transporte coletivo da capital. “Temos mais de dois meses realizando a operação Tolerância Zero e, com o apoio da população, utilizando as reclamações dos passageiros para orientar e direcionar as ações de fiscalização, já notamos melhorias. Casos de problemas no estado de conservação dos pneus já não acontecem muito mais. Ainda assim, a fiscalização segue nas garagens, nas estações e onde mais o usuário do transporte coletivo indicar os problemas”, informou Jairo.
Tolerância Zero
Nos dois primeiros meses da adoção da política de Tolerância Zero contra irregularidades do serviço de transporte público, a prefeitura realizou ações em 34 portas de garagens e vistoriou 226 ônibus. As operações em portas de garagens resultaram em 411 autuações, 76 autorizações de tráfego recolhidas e 11 veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.
Nesse mesmo período, a BH realizou 1.037 ações de fiscalização nas ruas e vistoriou 6.446 ônibus, sendo alguns vistoriados mais de uma vez. O resultado dessas operações foram 7.271 autuações, 257 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.