
Morre Tomás Mesquita, do Parrilla del Mercado, aos 82 anos
Uruguaio pioneiro nas parrillas na capital mineira será velado nesta quinta-feira (2/4) em Belo Horizonte
compartilhe
Siga noO uruguaio Francisco Tomás Mesquita, dono do renomado Parrilla del Mercado, morreu nesta quinta-feira (2/4), em Belo Horizonte, aos 82 anos. Segundo familiares, ele sofreu uma parada cardíaca durante a madrugada. Tomás foi um dos pioneiros do estilo de churrasco com as tradicionais parrillas na capital mineira e deixa um extenso legado na culinária da cidade.
“Estamos muito impactados. Trabalhar com ele era muito bom, ele sempre deixava a gente animado, nos incentivava muito, sou muito grata. Ele era uma pessoa muito sábia e sempre se colocava no lugar das pessoas quando via algum problema”, conta Flávia Fernanda Moreira, funcionária do Parrilla del Mercado há cinco anos.
27/04/2024 - 17:10 Equipe de Venda Nova vence Festival de Restaurantes Populares de BH 29/04/2024 - 04:00 Bares e restaurantes de BH investem em porções de tamanhos avantajados 02/05/2024 - 12:12 Minas tem cinco das seis cidades mais frias do país
Tomás Mesquita será velado na Funeral House, das 14h às 18h desta quinta-feira. Hoje, os restaurantes terão horário reduzido e funcionarão apenas até as 15h.
Legado
Nascido em Artigas, na fronteira com o Rio Grande do Sul, Tomás morava no Brasil há quase 50 anos e se considerava mineiro – ainda com orgulho de suas origens, que inspiravam sua cozinha.
Tomás chegou ao Brasil quando ainda atuava numa empresa do ramo de tabacaria e foi transferido pela multinacional para trabalhar em Porto Alegre.
Ficou na capital do Rio Grande do Sul por dois anos e partiu para Belo Horizonte, onde começaria a realizar um grande sonho em 1998, quando surgiu a oportunidade de abrir o próprio negócio na região Centro-Sul da capital mineira.
“Como sempre fazia churrasco para a família e amigos, resolvi atuar nesse ramo. Abri o Parrilla del Mercado e foi o primeiro, depois vieram outras”, disse ele à Agência Minas em 2014.
O Parrilla del Mercado nasceu primeiro, no Bairro Cruzeiro, instalado na área externa do Mercado Distrital. Depois, veio o La Victoria, em Nova Lima, e passado mais um tempo, o Parrilla del Pátio. Segundo ele, a aceitação dos belo-horizontinos em torno da parrilla foi tão grande, que ele resolveu abrir uma "filial".