
MG: vereador denuncia possível crime ambiental em Brumadinho
Segundo o vereador, árvores foram derrubadas sem autorização, e caminhões da prefeitura estariam sendo usados em obra particular
compartilhe
Siga noO vereador Daniel do Brumado (Avante) fez uma denúncia de um possível crime ambiental ocorrido na Região do Palhano, em Brumadinho, na Grande BH, nesta terça-feira (14/5). O vereador disse, em vídeo divulgado nas redes sociais, que árvores foram derrubadas próximas a um córrego, o que, segundo ele, teria ocorrido sem autorização. Além disso, relatou que caminhões da prefeitura estariam sendo utilizados em uma obra particular, o que seria proibido.
Sobre o suposto crime ambiental, Daniel relata que o derrubamento das árvores foi feito sem consentimento. "Acredito eu que aqui não tenha licença ambiental para isso. A poucos metros, temos um córrego que passa aqui. Então esse material, na hora que vir a chuva, vai carrear para dentro desse córrego", declara.
Na publicação, Daniel afirma que "a obra não é da prefeitura, porém tem máquinas e caminhões da prefeitura atuando em obra particular". O vereador demonstra indignação com o fato de que, segundo ele, há "vários pontos com estradas em péssimas condições, e a prefeitura (está) aqui no Palhano fazendo serviço para pessoa particular”.
14/05/2024 - 18:40 Homem joga gasolina e mantém namorada em cárcere privado no interior de MG 14/05/2024 - 19:14 BH recebe novas doses da bivalente contra COVID-19; veja onde vacinar 14/05/2024 - 19:03 Turista mineiro desaparecido em show da Madonna é encontrado
Ainda em suas redes sociais, o político documentou a chegada das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental no local. Segundo ele, as entidades constataram irregularidades e paralisaram as atividades, notificando o responsável.
Leia também: Caso Brumadinho: revisão de negados no Pagamento Emergencial é aprovada
Por fim, Daniel do Brumado compartilhou a notificação da prefeitura ao responsável:
"Fica determinado a paralisação das atividades no local, até a apresentação de documentos autorizativos para as intervenções no lote supra citado.
Apresentar manifestação formal sobre a atividade de depósito de material que ocorreu no lote.
OBS: Apresentar as informações requeridas em três dias".
Em nota, a prefeitura de Brumadinho informou que o maquinário estava sendo usado dentro de um contexto de “acordo benéfico para a comunidade".
“Este equipamento está sendo empregado para transportar materiais que, conforme autorização ambiental, são destinados à supressão de árvores e limpeza do terreno, sem movimentação de terra. No entanto, houve uma irregularidade relacionada ao manejo inadequado, que resultou em uma multa devido ao soterramento de vegetação e à movimentação de terra superior a 50 metros cúbicos, algo que não estava previsto na autorização”, escreve.
A prefeitura ainda destacou que não há nenhum termo formal de doação de material, e que estão comprometidos em garantir a transparência e legalidade nas atividades. “Continuaremos a buscar o melhor para nossa cidade, respeitando as normas ambientais e administrativas vigentes. Estamos tomando as medidas necessárias para corrigir qualquer irregularidade”, completa a nota.