
Hospital de BH faz chamado para doação de sangue ao Hemominas
Estoque de bolsa de sangue da instituição está baixo do normal, comprometendo os procedimentos dos próximos dias
compartilhe
Siga noCom foco nos mineiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Baleia pede à população um gesto de solidariedade: doação de sangue ao Hemominas.
Por protocolo de segurança assistencial, foram adiadas, nesta quinta-feira (16/5), seis cirurgias eletivas, para garantir a segurança dos pacientes agendados, assim como o cumprimento de priorização frente a critérios pré-estabelecidos que consideram a clínica do paciente e a avaliação do risco assistencial.
O Hospital da Baleia realiza, em média, 350 transfusões de sangue por dia, utilizando, geralmente, duas bolsas de hemácias e uma de plaquetas por cada procedimento cirúrgico. A instituição conta com a solidariedade da população para repor o estoque do Hemominas. A expectativa é retomar, o quanto antes, em segurança, o cumprimento dos protocolos para a realização de cirurgias.
16/05/2024 - 19:39 Destaques do dia (16/5): desconto no IPTU, e presos por ‘Jogo do Tigrinho’ 16/05/2024 - 20:00 Minas envia mais de 7 toneladas de alimentos e 100 mil litros de água ao RS 16/05/2024 - 19:27 MG: homem é multado em R$ 80 mil por manter aves ameaçadas de extinção
Paralelamente ao chamado do hospital, a Fundação Hemominas também faz uma campanha para repor seu estoque, que está abaixo do ideal.
Alerta
Apenas 1,8% da população mineira é doadora de sangue, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o necessário é que pelo menos 3% das pessoas realizassem doações com frequência. A baixa na doação reflete diretamente em outro número importante: os estoques de sangue. No Hemominas, o índice está 30% abaixo do ideal. Em razão disso, a instituição pede que os mineiros se mobilizem para doar.
Entre os estoques mais críticos estão os tipos O+, O-, A+ e B-. A orientação é que os doadores recorrentes e novos doadores agendem sua ida ao local pelo site do Instituto Hemominas. O instituto também pede doações para os tipos A+ e AB-.
Leia também: Contagem decreta situação de emergência em doenças respiratórias
Em Belo Horizonte, os interessados em doar são direcionados ao Hemocentro. Para isso, devem agendar a doação pelo site ou aplicativo MGapp e levar o documento de identidade no dia programado.
Quem pode doar?
- Pessoas em boas condições de saúde e que não tenham tido hepatite após os 11 anos;
- Pessoas com idade entre 16 e 69 anos de idade, os jovens de 16 e 17 anos podem doar, mas devem estar acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;
- Quem tem mais de 50 quilos.
Serviço
Hemocentro
Alameda Ezequiel Dias, 321 - Bairro: Santa Efigênia - Cep: 30130110
Segunda a sexta-feira: 7h às 18h
Sábado: 7h às 13h, com entrada de doadores até as 12h
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata