Uma denúncia levou a Polícia Civil a resgatar 11 cães, sendo cinco adultos e seis filhotes, vítimas de maus-tratos. Um homem, de 41 anos, foi preso em flagrante. O resgate ocorreu na última quarta-feira (15/1), no Bairro São Paulo, Região Nordeste de Belo Horizonte.
A ação policial ocorreu para verificar informações de que o suspeito não provia os devidos cuidados com os cães, mantendo-os em ambiente insalubre, sem adequado manejo de alimentação ou demais cuidados necessários à garantia de mínimo bem-estar dos animais sob sua guarda.
A ação foi feita pela Delegacia Especializada em Investigação de Crime Contra a Fauna, vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), e mostrou que se tratava de uma condição permanente e constante.
O homem foi autuado pelo crime previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais, que trata de maus-tratos a animais, como ferir, mutilar, abusar ou praticar experiências dolorosas e estabelece que a pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário e receberam os primeiros cuidados. Os cães, após castração e alta médica, serão disponibilizados para a adoção responsável.