REGIÃO OESTE

Lixo gerado pela hamburgueria Madero causa transtorno em bairro de BH

Moradores reclamam de armazenamento dos resíduos em calçada, que gera sujeira e mau cheiro

Publicidade
Carregando...

Situada na Avenida Professor Mário Werneck, no Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte, uma unidade da hamburgueria Madero & Jeronimo tem causado reclamações por parte dos moradores. O motivo é o lixo gerado pelo estabelecimento, que fica acondicionado em uma lixeira instalada na calçada. De acordo com vizinhos, os contenedores não comportam o volume de resíduos gerados pelo restaurante, especialmente aos finais de semana.

Além disso, por ficarem acessíveis a partir da via pública, os sacos plásticos são rasgados por cães abandonados e por catadores de materiais recicláveis, o que resulta no espalhamento da sujeira, aumentando ainda mais o mau cheiro. "O lixo atrai moscas varejeiras, ratos e baratas", relata a aposentada Patrícia Viana Campolina, de 60 anos, que vive no Bairro Buritis há 35 anos e viu a hamburgueria iniciar as atividades em frente ao condomínio onde reside.

Outro problema decorrente do acúmulo dos sacos de lixo na calçada é o barulho. Segundo a moradora, a própria colocação dos resíduos nas lixeiras provoca ruídos facilmente audíveis durante o período noturno, mas a situação ainda é agravada pela ação dos catadores e até pela conversa dos funcionários da hamburgueria. "Moro em um condomínio de casas onde há idosos e uma criança autista", diz Patrícia. 

A aposentada afirma já ter feito diversas reclamações junto à prefeitura e à própria rede de restaurantes. "Tenho 90 protocolos abertos", destaca. Ela pontua que o local já passou por uma fiscalização, mas a situação não mudou. "Nesse dia, eles lavaram e fecharam a lixeira com cadeado", conclui.  

Entre as medidas propostas pela moradora, está a construção de um cômodo específico para alojar o lixo, solução que já é adotada por outras redes de restaurantes que têm unidades no bairro. Outra medida sugerida por Patrícia é que a separação e o direcionamento dos materiais recicláveis sejam providenciados pela própria hamburgueria.   

 

O que dizem a PBH e o Madero?

 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte prestou o seguinte esclarecimento: 

"A Secretaria Municipal de Política Urbana informa que houve vistoria recente no local e os estabelecimentos foram orientados sobre os procedimentos a serem adotados. Nova ação fiscal para conferir se as medidas foram implementadas já está no cronograma de atendimento da área da fiscalização da Prefeitura. Caso o problema persista, os locais serão notificados. É importante esclarecer que o Município prioriza ações para conscientização e sensibilização, sendo as notificações aplicadas  em casos de continuidade das práticas que descumprem as regras vigentes."

Por sua vez, o Madero enviou uma nota, publicada abaixo, na íntegra:

O Grupo Madero reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os seus clientes, colaboradores e o meio ambiente, de forma que mantém estrutura adequada em todas as suas unidades para o descarte de resíduos; tendo sempre como premissa a constante revisão e evolução dos seus procedimentos, a fim de minimizar qualquer impacto para a comunidade.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay