
Carnaval BH: mais de 100 blocos são capacitados contra importunação sexual
O programa se estende até a próxima quinta (6/2) de maneira virtual e, segundo o município, é obrigatório
compartilhe
Siga noOs 110 blocos de carnaval que receberam subsídio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para desfilar pelas ruas da capital em 2025 estão sendo capacitados para prevenção e atendimento imediato em casos de importunação sexual desde terça-feira (4/2).
O programa se estende até a próxima quinta (6/2) de maneira virtual e, segundo o município, é obrigatório aos representantes dos blocos. Eles, por sua vez, devem repassar as informações coletadas aos demais integrantes.
-
05/02/2025 - 15:38 Alunos da rede pública vão disputar a final da Olímpiada de Matemática -
05/02/2025 - 16:11 Bandido pede cigarro em bar, põe arma pra fora e rouba mais de R$ 100 mil -
05/02/2025 - 16:32 Grande BH: acidente com caminhão-baú deixa dois feridos na BR-381
Fruto de uma parceria da PBH com a Diretoria de Políticas para as Mulheres, a Belotur e a Guarda Civil da cidade, a formação tem duração de duas horas, com medidas de enfrentamento à situação de risco e violência contra mulheres, como, por exemplo, a interrupção do desfile para comunicar a ocorrência pelo microfone e a indicação de apoio à vítimas que precisem de ajuda.
- Carnaval BH 2025: mapa e planilha dos blocos de rua
- Carnaval BH: 61% dos comerciantes estão otimistas com vendas na folia
Desilaine Souza, coordenadora do Bloco Flor & Amar ressalta que a capacitação com base no “Protocolo Quebre o Silêncio” – iniciativa que orienta bares, restaurantes e casas noturnas na identificação e abordagens de situações de constrangimento, risco ou agressão sexual – acaba fomentando um ambiente mais respeitoso e inclusivo no carnaval de BH, com programação que vai do próximo sábado até 9 de março.
A reportagem consultou a prefeitura sobre a participação dos blocos que não receberam o auxílio financeiro. A Belotur informou que a participação dos grupos na capacitação foi uma contrapartida prevista no Edital de Auxílio Financeiro aos Blocos de Rua.
"Outras iniciativas estão sendo desenvolvidas pela empresa municipal e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, voltadas à proteção de diversos públicos vulneráveis. Esses programas serão acessíveis a todos os blocos e foliões", destacou em nota.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia