Enquanto os blocos percorriam as ruas durante a manhã deste sábado (1º/3) em Belo Horizonte, alguns foliões utilizaram locais inadequados para urinar. Isso, mesmo com a presença de banheiros químicos e autolimpantes próximos aos locais dos cortejos.
A situação foi registrada no fim do bloco Então, Brilha, que percorreu as avenidas do Contorno e Andradas, com encerramento na Praça da Estação. Um flagrante feito pela reportagem do Estado de Minas identificou um homem urinando bem atrás de um banheiro químico. O local conta ainda com um banheiro autolimpante, há alguns metros de distância.
Leia Mais
Durante o Quando Come se Lambuza, que percorre a Avenida Afonso Pena, a mesma cena pôde ser flagrada. Dessa vez, dois foliões buscaram se aliviar a poucos metros de distância de um banheiro químico. Em outros locais ao longo do percurso dos blocos deste sábado a situação continuou sendo flagrada.
Durante o Quando Come se Lambuza foliões urinam em locais inadequados
A atitude pode parecer um ‘alívio fácil’ para a necessidade básica, mas o indivíduo que for flagrado urinando em vias públicas pode responder por atentado violento ao pudor, como previsto no artigo 233 do Código Penal. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a punição para essa contravenção é de detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.
Em ação especial para os dias de folia, entre 28 de fevereiro a 4 de março, Belo Horizonte conta com cabines sanitárias distribuídas nos bairros Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Pompéia, Santa Tereza, Floresta, São Luiz, Santa Amélia, Centro e Savassi. Ao todo são 103 pontos fixos de banheiros, com 13.610 diárias.
Além dos banheiros químicos, outra opção para os foliões são os novos banheiros autolimpantes. O equipamento é de uso gratuito, disponível das 6h às 22h, e com permanência limitada a 10 minutos. Até o momento, Belo Horizonte conta com um banheiro autolimpante na Praça da Estação e outro na Praça Rio Branco.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia