NOVIDADE

Jardins que combatem enchente: novidade é inaugurada em BH

A função é evitar que a água da chuva chegue em grande volume às partes mais baixas da cidade

Publicidade
Carregando...

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou os dois primeiros jardins de chuva do Hipercentro da cidade, localizados na Rua Rio de Janeiro e na Praça Afonso Arinos. A iniciativa, que faz parte do programa "Centro de Todo Mundo", visa aumentar a retenção e infiltração da água da chuva, contribuindo também para a revitalização urbana da região. Com as novas estruturas, já são 66 jardins desse tipo em operação na capital mineira.

Os jardins de chuva representam uma solução sustentável para os desafios urbanos causados pelas chuvas intensas. Eles funcionam como filtros naturais: o solo é adaptado com camadas porosas de brita, que facilitam o escoamento e a absorção da água. Além disso, são plantadas espécies vegetais resistentes tanto à seca quanto ao excesso de água, capazes de ajudar na filtragem de poluentes, melhorando a qualidade da água que chega ao subsolo.

Embora muitas vezes instalados em áreas onde não há alagamentos, sua função é justamente evitar que a água da chuva chegue em grande volume às partes mais baixas da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gelson Leite, destacou a importância do projeto: "Essa é uma forma que a própria natureza nos ensina para conviver com os impactos da urbanização. Promovemos a permeabilização do solo e contribuímos para a qualidade ambiental da cidade".

Além de mitigar inundações, os jardins também tornam os espaços públicos mais agradáveis. Em alguns casos, incluem mobiliário urbano e áreas de convivência. A maior parte das estruturas já existentes está concentrada na Região Norte de Belo Horizonte, como complemento às obras contra enchentes nas bacias dos córregos do Nado e Vilarinho. Até o fim de 2026, estão previstas mais 40 unidades em diferentes pontos da cidade.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino

Tópicos relacionados:

chuvas enchentesbh jardins paisagismo pbh

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay