BH: vacine-se contra gripe na Cidade Administrativa até quinta-feira (29/5)
Podem se vacinar todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, basta apresentar documento de identidade e cartão de vacina
compartilhe
Siga noA Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), no Bairro Serra Verde, em Venda Nova, em Belo Horizonte, recebe campanha de vacinação contra influenza a partir desta terça-feira (27/5). A ação é destinada a servidores, colaboradores e a população do entorno e vai até quinta (29/5). Para ter acesso ao imunizante, basta apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As doses estão sendo aplicadas por estudantes de enfermagem da FAMINAS – instituição de referência em educação e saúde.
O “vacimóvel”, como é chamada a van que funciona como unidade móvel, fica entre os prédios Minas e Gerais, das 9h às 16h. Podem se vacinar todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
O subsecretário de Vigilância em Saúde e secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Prosdocimi, ressalta a importância de ações como essa: “Levar a vacina até onde as pessoas estão é uma estratégia que facilita o acesso, contribui para aumentar as coberturas vacinais e, principalmente, protege a população contra complicações graves da gripe”, diz.
Leia Mais
Cobertura vacinal em Minas Gerais
Segundo dados da SES-MG, desde abril, já foram aplicadas mais de 4,1 milhões de doses contra a gripe no estado.
Quem recebe a dose está se protegendo contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. Ela pode ser administrada junto a outras vacinas do calendário nacional.
Apesar de a indicação ser para todos (a partir dos seis meses de vida), idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com comorbidades são especialmente indicadas para se proteger com a vacina.
- Governo lança 'Filhos de Minas' para combater mortalidade materno-infantil
- Hepatite A: crescem casos por transmissão sexual
- Vacina de febre amarela para viagem: entenda quando é necessário comprovar
Casos de gripe no estado
De acordo com o Sistema Único de saúde (SUS), até o momento da publicação desta reportagem, 1.168 pessoas já foram internadas por causa da influenza e, de acordo com o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), 44 óbitos foram registrados apenas este ano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Esses números deixam claro o quanto a vacina é fundamental para evitar casos graves e mortes. A prevenção está ao alcance de todos”, reforça o subsecretário.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino