A Câmara Municipal de Diamantina, na Região do Vale do Jequitinhonha, aprovou por unanimidade, em regime de urgência, o projeto que institui o meio-passe estudantil no município. A medida, que poderá entrar em vigor já na primeira semana de junho, permitirá que os estudantes paguem R$ 2,50 pela passagem. A proposta foi aprovada na última segunda-feira (20/5).
- Asfaltamento no entorno do centro histórico de Diamantina gera polêmica
- Vesperata de Diamantina: empresa alega 'privilégio' e licitação é suspensa
- Diamantina recebe de volta imagem sacra furtada há 20 anos
De acordo com a Prefeitura de Diamantina, o benefício será uma ferramenta estratégica para atrair novos estudantes para a cidade. Com maior facilidade de acesso ao transporte público, espera-se um crescimento no número de matrículas em instituições locais, o que pode aquecer diversos setores da economia, como moradia, alimentação e comércio em geral.
Além da implantação do meio-passe, o projeto também contempla o repasse de recursos públicos para o congelamento da tarifa do transporte coletivo, garantindo o valor atual para toda a população. O último reajuste ocorreu em 2022.
Leia Mais
A empresa concessionária do transporte público municipal, agora sob nova administração de um grupo econômico, assumiu o compromisso, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, de ampliar as linhas, melhorar a frota e investir em acessibilidade.
"É uma conquista construída com diálogo e compromisso com o futuro da cidade. Com o meio-passe, vamos não apenas facilitar a vida de milhares de estudantes, mas também contribuir para o desenvolvimento educacional, econômico e social de Diamantina. Estamos preparados para honrar os compromissos assumidos e entregar um transporte mais acessível, moderno e eficiente para todos", avalia João Paulo Gomes, sócio-administrativo da empresa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli (MDB), destacou o impacto da medida para o desenvolvimento local: "ao facilitar o acesso dos estudantes ao transporte público, criamos um ambiente mais atrativo para quem deseja estudar em Diamantina. Isso se traduz em mais movimento na economia, mais empregos e mais oportunidades para toda a cidade", afirmou.