"Arte pela Via": projeto vai premiar quatro artistas de BH e região
A iniciativa recebrá inscrições até o próximo domingo, (22/6). Ideia é transformar os transportes públicos em galerias de arte,
compartilhe
Siga noEstão abertas as inscrições para artistas mineiros que querem ter suas obras expostas em ônibus da capital e da Região Metropolitana. O projeto “Arte pela Via” receberá inscrições até o próximo domingo (22/6), que podem ser enviadas através do site. Serão quatro selecionados.
Ideia é transformar os ônibus urbanos em galerias de arte, com painéis. Os trabalhos precisam estar dentro do tema “Cidades Fluidas”, ou seja, precisam conversar com o grafite e expressar as dinâmicas do cotidiano urbano.
Leia Mais
Qualquer artista pode participar, “desde que ligados ao universo da arte e da cultura” e que atenda a todos os critérios previstos no edital, também disponível no site.
“Arte pela Via” faz parte da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copasa, apoio da Total Mídia e realização da Result, Ministério da Cultura e governo federal.
A partir da iniciativa, serão plotados com a intervenção artística 20 ônibus de diferentes itinerários da Região Metropolitana de BH. Serão selecionados por uma curadoria técnica quatro artistas de quatro eixos territoriais do estado: Norte/Vale do Jequitinhonha, Centro-Oeste/Triângulo, Sul/Sudoeste e Região Metropolitana/Leste de Minas.
Conheça o projeto
A iniciativa foi lançada em 5 de junho, em um evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, um ônibus foi envelopado com a obra “Povo D’água: Memória do Vivido”, criada por artistas da própria Copasa e que celebra a bacia hidrográfica do Rio Doce.
- Vídeo: visitante quebra cadeira de cristais Swarovski em museu da Itália
- Exposição comemora o centenário do pintor Eduardo Sued
- Arte e arquitetura que deslumbram: pontos irresistíveis de Florença
O idealizador do projeto, Alfredo Henrique Rodrigues, ressalta a importância da ação. “É uma honra participar deste projeto que valoriza os artistas locais e leva arte diretamente à população”, diz.
Fernando Passalio, presidente da Copasa, conta que o projeto amplia o papel da empresa para além do saneamento. “Água também é cultura, arte e valorização da vida. Nada melhor do que apresentarmos essa parceria que une arte e sustentabilidade”, afirma.
Serviço
Inscrições: 11 a 22/06/2025
Resultado Preliminar: 23/06/2025
Período de Recursos/Adequações: 24 e 25/06/2025
Resultado Final: 30/06/2025
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Humberto Santos