Uma caminhada em defesa da natureza mobiliza cerca de 700 pessoas, na Região Centro-Sul da capital, na manhã deste sábado (7/6). Como parte da "Semana do Meio Ambiente", grupos católicos ligados a paróquias participam da 6ª Romaria da Arquidiocese de BH pela Ecologia Integral. A atividade, com a presença de belo-horizontinos de várias gerações, começou às 7h30 na Praça Rui Barbosa (Estação) e seguiu em direção ao Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, mais conhecido por Igreja da Boa Viagem, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul. A previsão é de terminar às 12h30.
A ação busca promover a educação ambiental, chamando a atenção para a forma como as pessoas cuidam da natureza e dos animais, e fortalecer o espírito de fraternidade e responsabilidade ambiental para as próximas gerações. “Já realizamos a romaria em outras regiões de Belo Horizonte e municípios vizinhos. Chamamos a atenção dos moradores para as mudanças climáticas, a necessidade de arborização, nossos ‘rios invisíveis’, cobertos devido à pavimentação de ruas e avenidas, enfim, muitos problemas urbanos”, disse o frei Adilson Correia, vigário episcopal do setor ambiental da Arquidiocese de BH.
Leia Mais
"Começamos na Praça da Estação, que é um local democrático, passamos pelas avenidas Amazonas e Afonso Pena, com paradas em vários locais do Centro”, explicou o frei franciscano. No caminho, há distribuição de sabão artesanal feito com óleo de cozinha usado.
Presente pela primeira vez na Romaria pela Ecologia Integral, a advogada Natália Rodrigues de Freitas, residente no Bairro Manacás, na Região da Pampulha, destacou a importância da iniciativa: “Sem o ambiente saudável, não há vida. Então, precisamos chamar a atenção para nossos recursos naturais. Na verdade, não se trata de uma questão municipal, mas nacional”, defendeu a advogada.
É a primeira vez que a advogada Natália Rodrigues participa da Romaria pela Ecologia Integral
Para Claudenice Rodrigues Lopes, moradora do Bairro São Gabriel, na Região Norte, e integrante da Pastoral de Rua, trata-se de uma oportunidade de destacar o direito à água, pedir dignidade sanitária, especialmente para a população em situação de rua, e lutar pelo meio ambiente de maneira geral.
Claudenice Rodrigues é integrante da Pastoral de Rua
Preservação
Conforme divulgado pela Arquidiocese de BH, a Igreja Católica tem ensinado, desde o pontificado do papa Francisco (de 13 de março de 2013 a 21 de abril de 2025), que preservar a natureza não é simplesmente cuidar da fauna e da flora, mas manter uma condição essencial para se garantir uma harmonia entre o ser humano e natureza. “Assim, a Romaria pela Ecologia Integral veio ao longo dos anos educando os fiéis nesse horizonte, convocando também a sociedade a viver a fé a partir do respeito ao meio ambiente”, informa a arquidiocese em nota.
A dinâmica do evento passa por cinco estações, incluindo locais de fé e pontos turísticos
Durante o trajeto, os fiéis participaram de momentos de oração, reflexão e partilha, destacando a importância do cuidado com o planeta, e com o próximo. A dinâmica do evento passa por cinco estações, incluindo locais de fé e pontos turísticos: Praça da Estação, Praça Sete, Santuário Arquidiocesano São José, Prefeitura de BH e Parque Municipal Américo Renné Giannetti.