A Supernova, uma equipe de foguetemodelismo e nanossatélites da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou o foguete Órion no último sábado (14/6), nos Estados Unidos. Os alunos da Faculdade de Engenharia foram ao Texas para fazer o lançamento no Porto Espacial de Midland, durante a Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (IREC – sigla em inglês).
A competição é organizada anualmente pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA), uma organização sem fins lucrativos, e reuniu nesta edição mais de 143 equipes de universidades de 22 países. Os estudantes da UFJF fizeram o lançamento no último dia do evento, que teve início em 9 de junho.
Leia Mais
O objetivo da proposta é estimular a prática e o aperfeiçoamento com base em padrões rigorosos de engenharia aeroespacial.
Foguete Órion foi lançado no último sábado (14/6)
“Por aqui, estamos imensamente realizados e gratos por todo apoio que tivemos durante esse processo, principalmente da Faculdade de Engenharia, da UFJF e do @crittufjf que proporcionaram todo auxílio para levarmos o nome da universidade para o mundo e para todos os apoiadores que estiveram com a gente durante esse caminho. E, por último, queremos agradecer aos membros que nunca desistiram desse sonho e que estiveram presentes para ver se tornando realidade”, relata mensagem publicada nas redes sociais da Supernova.
- NASA testa motor que pode chegar a Marte em apenas 45 dias usando propulsão de plasmaOutras universidades brasileiras
- CEO de empresa diz que mineira Laysa Peixoto fará treinamento de astronauta
- NASA faz alerta urgente para o Rio de Janeiro e preocupa moradores
Outras universidades brasileiras
Ao todo, seis instituições de ensino brasileiras bateram ponto na competição, que teve categorias de lançamento a 10.000, 30.000 e 45.000 pés, com equipes avaliadas em altitude, projeto de engenharia e segurança. Embora a UFJF não tenha vencido em nenhuma categoria, a equipe da Universidade Federal do ABC (UFABC), de São Paulo, foi campeã na categoria de foguetes com motor de combustível sólido.
“O desempenho da equipe brasileira impressionou: o foguete alcançou 3.255 metros de altitude, com precisão de 99,5% em relação ao apogeu projetado: 3.272 metros”, pontuou o Ministério da Educação em comunicado que destaca a participação da UFABC.
A equipe Kosmos Rocketry da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do campus de Joinville, ficou em terceiro lugar em uma das categorias. O foguete atingiu cerca 1.570 km/h, atingindo 24.190 pés de altitude (quase 7,4 quilômetros).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Também fizeram lançamentos alunos da Universidade de São Paulo, do Instituto Militar de Engenharia e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
A Universidade de Sydney, na Austrália, levou para casa o cobiçado troféu “New Horizons”. A instituição foi a vencedora geral do evento pela excelência em design, execução e desempenho da equipe.