O inverno começou na sexta-feira (20) e já trouxe o frio para Minas Gerais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 27 municípios estão sob alerta para declínio de temperatura até o final desta terça-feira (24).
Segundo o órgão nacional, o aviso, de perigo, indica que as cidades podem registrar queda maior do que 5ºC na temperatura. Nesses locais, há risco para a saúde, devido ao frio.
Leia Mais
Conforme a meteorologista Anete Fernandes, os episódios frios são comuns no início da estação, mas a previsão é que o inverno ganhe força a partir de julho. A temporada também é marcada pela seca, já que chuvas ficam escassas, provocando piora na qualidade do ar.
"As temperaturas variam de normal a acima da média (em Minas), ou seja, espera-se frio, sim, episódios de frio, mas em uma recorrência menor do que normalmente observamos", explica a especialista.
Cidades sob alerta
- Albertina
- Andradas
- Bueno Brandão
- Camanducaia
- Campina Verde
- Carneirinho
- Comendador Gomes
- Extrema
- Fronteira
- Frutal
- Gurinhatã
- Itapagipe
- Itapeva
- Ituiutaba
- Iturama
- Jacutinga
- Limeira do Oeste
- Monte Sião
- Munhoz
- Ouro Fino
- Planura
- Prata
- Santa Vitória
- São Francisco de Sales
- Senador Amaral
- Toledo
- União de Minas
Previsão do tempo
A previsão do tempo indica que o dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas nas regiões Sul e do Triângulo, em Minas, nesta segunda-feira (23/6). Já no Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, o dia será de céu parcialmente nublado com nevoeiro isolado.
Nas demais regiões do estado, o céu fica claro a parcialmente nublado com baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, principalmente no Centro, Oeste, Noroeste e Norte de Minas.
Em Belo Horizonte, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com máxima prevista para 28ºC. A menor temperatura do dia foi de 14ºC, registrada na Região de venda Nova, às 5h40.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A umidade do ar fica em torno de 30% à tarde e a capital entra em alerta para declínio de temperatura nas próximas 24h.