LEI MUNICIPAL

BH terá Dia da Cultura Gospel em novembro

A capital mineira passa a celebrar o Dia da Cultura Gospel no primeiro sábado de novembro. Data foi oficializada nesta sexta-feira (11/7)

Publicidade
Carregando...

A capital mineira agora tem o Dia da Cultura Gospel, a data será celebrada anualmente no primeiro sábado de novembro. A data foi oficializada pela Prefeitura de BH no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira (11/7), data em que lei entra em vigor.

A data será dedicada à celebração das manifestações artísticas gospel, com o intuito de valorizar e reconhecer essas expressões culturais como componentes do patrimônio cultural mineiro. Através de projetos culturais anuais, como shows de música gospel, festivais de dança, teatro gospel e exposições de artes visuais que celebrem as manifestações artísticas da igreja cristã.

Segundo o vereador Irlan Melo, autor do projeto deu origem à lei municipal n° 11.874/2025, a data responde a uma demanda social. ”A cultura gospel é extremamente difundida em todo o país, sendo certo que está presente em canais de televisão aberta, canais de televisão fechada, portais de streaming e redes sociais em geral. Sendo assim, é notório o interesse e o envolvimento público com a referida pauta. Logo, compete ao município reconhecer e valorizar a cultura gospel em seu ordenamento jurídico.” 

Conformo publicado no diário, a data está alinhada com a Lei Federal nº 12.590, permitindo incentivos à música gospel e projetos culturais por meio da Lei Rouanet. 

Dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, apontam que houve um aumento de 26,9% de evangélicos, no Brasil desde 2010. Na capital mineira, os evangélicos representam 27,29% da população com 10 anos ou mais. Mesmo com a queda no número de católicos, eles continuam representando a maioria com 53,13%.

A criação do Dia da Cultura Gospel em BH segue uma tendência que vem se repetindo em várias cidades brasileiras. Segundo a especialista em Estudos de Religião e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nina Rosas, é comum que leis municipais busquem reconhecer manifestações religiosas como parte da cultura local. "No panorama geral identificamos várias cidades que já fizeram a partir de projetos de lei esse tipo de movimento. Ainda não temos um dia nacional, mas várias cidades já fizeram a partir de projetos de lei esse movimento. Como em Feira de Santana, Jacareí e São Paulo que tem semanas que propagam a cultura evangélica", explica. 

Além disso, esse reconhecimento permite que a cultura gospel dispute recursos públicos destinados à produção cultural. “Quando os evangélicos se projetam como parte da cultura do brasileiro de forma geral, eles se habilitam para disputar recursos de determinados setores de fomento que vão para área da cultura. Então, eles também se habilitam a disputar recursos financeiros em quantidades bem expressivas e significativas”, completa a especialista. 

* Estagiária sob supervisão do subeditor Humberto Santos

Tópicos relacionados:

bh data-comemorativa gospel lei-municipal

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay