BH terá Dia da Cultura Gospel em novembro
A capital mineira passa a celebrar o Dia da Cultura Gospel no primeiro sábado de novembro. Data foi oficializada nesta sexta-feira (11/7)
compartilhe
Siga noA capital mineira agora tem o Dia da Cultura Gospel, a data será celebrada anualmente no primeiro sábado de novembro. A data foi oficializada pela Prefeitura de BH no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira (11/7), data em que lei entra em vigor.
A data será dedicada à celebração das manifestações artísticas gospel, com o intuito de valorizar e reconhecer essas expressões culturais como componentes do patrimônio cultural mineiro. Através de projetos culturais anuais, como shows de música gospel, festivais de dança, teatro gospel e exposições de artes visuais que celebrem as manifestações artísticas da igreja cristã.
Segundo o vereador Irlan Melo, autor do projeto deu origem à lei municipal n° 11.874/2025, a data responde a uma demanda social. ”A cultura gospel é extremamente difundida em todo o país, sendo certo que está presente em canais de televisão aberta, canais de televisão fechada, portais de streaming e redes sociais em geral. Sendo assim, é notório o interesse e o envolvimento público com a referida pauta. Logo, compete ao município reconhecer e valorizar a cultura gospel em seu ordenamento jurídico.”
Conformo publicado no diário, a data está alinhada com a Lei Federal nº 12.590, permitindo incentivos à música gospel e projetos culturais por meio da Lei Rouanet.
Dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, apontam que houve um aumento de 26,9% de evangélicos, no Brasil desde 2010. Na capital mineira, os evangélicos representam 27,29% da população com 10 anos ou mais. Mesmo com a queda no número de católicos, eles continuam representando a maioria com 53,13%.
A criação do Dia da Cultura Gospel em BH segue uma tendência que vem se repetindo em várias cidades brasileiras. Segundo a especialista em Estudos de Religião e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nina Rosas, é comum que leis municipais busquem reconhecer manifestações religiosas como parte da cultura local. "No panorama geral identificamos várias cidades que já fizeram a partir de projetos de lei esse tipo de movimento. Ainda não temos um dia nacional, mas várias cidades já fizeram a partir de projetos de lei esse movimento. Como em Feira de Santana, Jacareí e São Paulo que tem semanas que propagam a cultura evangélica", explica.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Humberto Santos