Crea-MG abre cadastro de voluntários técnicos para atuação em desastres
Profissionais registrados no Conselho podem se inscrever para atuar com a Defesa Civil na prevenção e resposta em situações de emergência no estado
compartilhe
Siga noO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) abriu cadastro para formar uma rede de profissionais voluntários. A iniciativa, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), tem como objetivo estruturar uma atuação técnica coordenada em situações de emergência e desastres no estado.
Podem participar engenheiros de todas as modalidades, agrônomos, geólogos, meteorologistas, geógrafos e tecnólogos que estão com registrados e regulares no Crea-MG. O processo de inscrição é simples e rápido: os interessados devem acessar o site, clicar no primeiro banner em destaque “Seja voluntário técnico”, depois em “Quero ser voluntário” e preencher o formulário.
Após o concluir o cadastro, os profissionais passam a integrar o banco de voluntários técnicos que será utilizado em ações emergenciais no estado. Antes de irem a campo, os voluntários passarão por capacitações específicas, organizadas em conjunto pelo Crea-MG e a Defesa Civil do estado. A formação visa garantir que a atuação ocorra de forma segura, estruturada e eficiente, sob coordenação da Cedec-MG.
A serviço da vida
Segundo o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, essa é uma oportunidade de colocar a formação técnica a serviço da sociedade. “Lançamos esse cadastro com o objetivo de mobilizar nossos profissionais em prol da segurança da população mineira. Minas Gerais precisa estar preparada e o conhecimento técnico é fundamental nesse processo. Com essa rede de voluntários, vamos ampliar a capacidade de resposta e atuar de forma preventiva em todo o estado. É a engenharia a serviço da vida”, afirma o presidente.
Além da contribuição social, a atuação voluntária poderá ser registrada no acervo técnico dos profissionais, conforme as normas do Conselho, agregando valor à trajetória profissional de cada participante.
A capacitação reflete uma preocupação crescente com a preparação do estado diante de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos e rompimentos de barragens, e aposta na força do conhecimento técnico como ferramenta de proteção e salvamento.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O presidente do Crea-MG afirma que há profissionais qualificados em todo o território mineiro. Diante da diversidade de terrenos e biomassa, a iniciativa vai utilizar o conhecimento dos engenheiros locais para prevenir os impactos das chuvas, como áreas suscetíveis a enchentes ou deslizamentos. Os profissionais também atuarão em vistorias de imóveis e inspeções em áreas afetadas.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino