Durante encontro com o Papa Leão XIV nesta quarta-feira (2/7), no Vaticano, o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, entregou simbolicamente sua carta de renúncia ao cargo. A audiência ocorreu durante a peregrinação de dom Gil à Itália, acompanhado de outros bispos e padres da arquidiocese.
Dom Gil justificou o pedido de renúncia por questões de saúde e solicitou que a sucessão no comando da Arquidiocese não se prolongue. "O Papa foi muito acolhedor e disse que, assim que possível, dará encaminhamento ao pedido, como de praxe", informou o arcebispo.
Leia Mais
Conforme as normas do Direito Canônico, a renúncia formal ainda será enviada à Nunciatura Apostólica nos próximos três meses, cumprindo o protocolo oficial para esse tipo de processo.
No mesmo encontro, dom Gil também apresentou ao Santo Padre os processos de canonização ligados à Arquidiocese de Juiz de Fora, solicitando atenção especial do Vaticano a esses casos.
- Mulher é enforcada e ameaçada após negar sexo a marido em BH
- Pai e filho são presos suspeitos de estuprar crianças em assentamento
- MG: neblina pode ter causado acidente entre van e dois caminhões na BR-153
A previsão é que o arcebispo retorne ao Brasil na próxima segunda-feira (8/7), após o encerramento da peregrinação. Dom Gil Antônio Moreira está à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora desde 2009.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia