O conjunto de sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um dos mais importantes do Brasil, situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas, está na expectativa de se tornar Patrimônio Mundial pela Unesco.
O acervo de grutas, cavernas e pinturas rupestres, que faz parte do Cânion do Rio Peruaçu, está sendo avaliado na 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, iniciada no último domingo (6/7), em Paris.
Leia Mais
Conheça a seguir nove atrações do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu:
Gruta do Janelão
Um dos cartões portais do Peruaçu é a Gruta do Janelão, cujas galerias ultrapassam 100 metros de altura e 100 metros de largura, iluminadas por “claraboias” naturais que formam pequenos bosques internos, cortados pelo Rio Peruaçu. No local, encontra-se também a Perna da Bailarina, a maior estalactite do mundo, com aproximadamente 28 metros de comprimento. O percurso foi ampliado recentemente e é possível acessar a zona escura da gruta, uma outra experiência magnífica.
Trilha do Arco do André
Ideal para aventureiros. São cerca de 8 quilômetros de percurso sem muita infraestrutura, com mirantes espetaculares como o das Cinco Torres, e passagem por cavernas como Troncos e Cascudos, onde o rio Peruaçu atravessa fundos calcários, formando espelhos d’água verde-esmeralda.
Gruta Bonita
Caverna totalmente escura, com passarelas, repleta de formações espeleológicas (estalactites, estalagmites, travertinos, entre outras). Um dos destaques é o “Salão Vermelho”, coberto por sedimentos avermelhados.
Gruta do Índio
Fácil acesso por passarela. Apresenta belíssimos painéis de arte rupestre que se estendem até o teto. O local também oferece vista para a entrada da Gruta do Janelão por um mirante elevado.
Lapa do Boquete
Sítio arqueológico de extrema relevância. Abriga evidências de sepultamentos pré-históricos e silo de armazenamento, com vestígios de até 12.000 anos atrás.
Lapa dos Desenhos
Possui painéis rupestres impressionantes em diversas técnicas e estilos, exibindo a riqueza cultural ancestral do vale. A trilha segue margeando o rio e passa por matas de galeria e regiões mais secas.
Gruta do Rezar
Entrada majestosa com claraboia e cânion do rio. Abriga pinturas e gravuras rupestres bastante conservadas. Exige esforço maior (mais de 500 degraus) até seu salão de entrada de 90mx40m. No passado, romeiros da região acessavam a gruta para rezar.
Gruta do Caboclo
Concentra pinturas rupestres do “estilo caboclo”, exclusivas do Vale do Peruaçu. A trilha também passa por mirantes com belas vistas da vegetação local.
Gruta do Carlúcio
Trilha que passa por mirantes mostrando a transição entre mata seca, cactos e mata de galeria. A caverna propriamente dita possui rochas caídas do teto, demonstrando seu papel no processo geológico.
Culinária
Além das belezas naturais, a região do Parque Nacional Cavernas do Vale do Peruaçu conta com uma rica culinária, com pratos regionais. Entre os “atrativos” o arroz cremoso com carne seca e pequi, carne de sol com banana verde, peixes do Rio São Francisco e doces regionais.
Recentemente, um grupo de consultores, agentes de turismo e receptivos realizou uma viagem nos arredores do Vale do Peruaçu para vivenciar os novos produtos turísticos de experiência desenvolvidos pelas empresas do setor na região. A iniciativa contou com a parceria do Sebrae Minas, por meio dos Programas Prepara Gastronomia e Check-in.