A Francette, creperia francesa localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, anunciou em suas redes sociais o cancelamento da "Festa Francesa Francette", evento que homenagearia a cultura do país. Segundo o estabelecimento, a celebração foi planejada para ser um evento privado, após a organização da tradicional Festa Francesa informar que não realizaria a edição deste ano. No entanto, diante da grande repercussão do anúncio, a creperia precisou cancelar a festa, já que o local não comportaria a expectativa de público.

Há três semanas, com a confirmação de que a festa não seria realizada, o proprietário do estabelecimento, Philippe Watel, contou ao Estado de Minas que decidiu organizar algo privado para exaltar a cultura francesa. “Nunca faltou uma Festa Francesa, só durante a pandemia. Este ano, o pessoal que normalmente organiza a festa disse que não teria. Então, eu fiquei muito chateado, não só pelo interesse financeiro de fazer uma festa de rua, mas pelo fato de que a comunidade francesa não é muito importante aqui em BH. Se não tem nem mais a Festa Francesa, o que vai ser?”

Com o anúncio da creperia sobre a "Festa Francesa Francette", o proprietário do estabelecimento relatou acreditar que muitas pessoas tenham confundido o evento com a tradicional Festa Francesa, realizada anualmente na Praça da Liberdade. “Surgiu essa confusão. Quando eu vi a quantidade de pessoas que iriam se deslocar até o local, que não havia condição, não teria nem banheiro químico, eu decidi cancelar.”

O evento estava marcado para o próximo domingo (13/7). O estabelecimento já havia divulgado uma programação gastronômica e musical, com a presença de artistas de jazz francês. O público interessado poderia investir R$ 20,00 em um ingresso que garantia a reserva de uma mesa no local, valor que seria revertido em consumação. Também era possível retirar um tíquete gratuito, destinado às pessoas que preferissem ficar na calçada.

O cancelamento do evento foi compartilhado nas redes sociais da creperia. O estabelecimento afirmou que o valor dos ingressos pagos será estornado aos clientes. Além disso, destacou que está em busca das autorizações necessárias para a realização da festa e, posteriormente, anunciará uma nova data.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Francette (@francettebh)

“Simplesmente sou dono de um restaurante francês que quis fazer um evento. Como tomou essas proporções, que seria um incômodo para os vizinhos, para a circulação e, claro, para a Prefeitura, decidi cancelar, tentando refazer uma coisa mais controlada e com a devida autorização”, destacou Philippe.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Em nota, a Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte afirmou que a realização da Festa Francesa não foi autorizada para esta data, uma vez que haverá outro evento na região neste fim de semana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
compartilhe