Situado entre os municípios de Januária e Itacarambi, no Norte de Minas, a 662 quilômetros de Belo Horizonte, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil, reconhecido no domingo passado (13/7), pela Unesco, como Patrimônio Natural Mundial, com vestígios de ocupação humana que datam de 12 mil anos. Compreende um conjunto de sítios arqueológicos, com mais de 180 cavernas e grutas reconhecidas. A área total do parque é de 156 mil hectares. Confira as principais atrações:
Leia Mais
Gruta do Janelão
Gruta do Janelão
A Gruta do Janelão, um dos cartões portais do Peruaçu, tem galerias que ultrapassam 100 metros de altura e de largura, iluminadas por “claraboias” naturais que formam pequenos bosques internos cortados pelo curso do rio Peruaçu. No local, encontra-se também a Perna da Bailarina, a maior estalactite do mundo, com aproximadamente 28 metros. O percurso foi ampliado recentemente e é possível acessar a zona escura da gruta, uma outra experiência considerada magnífica.
Trilha do Arco do André
Trilha do Arco do André
Ideal para aventureiros. São cerca de 8km de percurso sem muita infraestrutura, com mirantes espetaculares como o das Cinco Torres, e passagem por cavernas como Troncos e Cascudos, onde o rio Peruaçu atravessa fundos calcários, formando espelhos d’água verdeesmeralda.
Gruta Bonita
Gruta Bonita
Caverna totalmente escura, com passarelas, repleta de formações espeleológicas (estalactites, estalagmites, travertinos, entre outras). Um dos destaques é o “Salão Vermelho”, coberto por sedimentos avermelhados.
Gruta do Índio
Gruta do Índio
Fácil acesso por passarela. Apresenta belíssimos painéis de arte rupestre que se estendem até o teto. O local também oferece vista para a entrada da Gruta do Janelão por um mirante elevado.
Lapa do Boquete
Lapa do Boquete
Sítio arqueológico de extrema relevância. Abriga evidências de sepultamentos pré-históricos e silo de armazenamento, com vestígios de até 12.000 anos atrás.
Lapa dos Desenhos
Lapa dos desenhos
Possui painéis rupestres impressionantes em diversas técnicas e estilos, exibindo a riqueza cultural ancestral do vale. A trilha segue margeando o rio e passa por matas de galeria e regiões mais secas.
Gruta do Rezar
Caminho da Lapa do Rezar
Entrada majestosa com claraboia e cânion do rio. Abriga pinturas e gravuras rupestres bastante conservadas. Exige esforço maior (mais de 500 degraus) até seu salão de entrada de 90?×?40?metros. No passado, romeiros da região acessavam a gruta para rezar.
Gruta do Caboclo
Gruta do Caboclo
Concentra pinturas rupestres do “estilo caboclo”, exclusivas do Vale do Peruaçu. A trilha também passa por mirantes com belas vistas da vegetação local.
Gruta do Carlúcio
Gruta do Carlúcio
Trilha que passa por mirantes mostrando a transição entre mata seca, cactos e mata de galeria. A caverna propriamente dita possui rochas caídas do teto, demonstrando seu papel no processo geológico.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Rica culinária
Além das belezas naturais, a região do Parque Nacional Cavernas do Vale do Peruaçu conta com uma rica culinária, com pratos regionais. Entre os “atrativos” o arroz cremoso com carne seca e pequi, carne de sol com banana verde, peixes do Rio São Francisco e doces regionais.