ESCADARIA VAI ABAIXO

Desabamento de escada de prédio deixa moradores isolados no Barreiro

Sem a escada moradores ficaram impedidos de deixar ou acessar suas casas. Em Sabará a laje de uma casa ruiu

Publicidade
Carregando...

Um salto salvou um entregador de aplicativo de se ferir assim que uma escada começou a ruir e desabou em um conjunto habitacional de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (09/08). 

Sem a escadaria, os moradores ficaram presos em casa ou sem acesso, no caso de quem estava fora. Foi preciso a ajuda dos bombeiros para resgatar os isolados, informou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). 

 

Segundo a corporação, o conjunto habitacional no Bairro Águas Claras, na Região do Barreiro, não sofreu outros danos. "A estrutura se rompeu na altura do 1º andar. Em princípio, não há risco para a edificação, somente o dano na escada externa de acesso às unidades", informou o CBMMG. 

Resgate e estabilização

Os bombeiros retiraram em segurança os moradores que estavam em andares acima da estrutura arruinada. "Um prestador de serviço teria presenciado o momento do colapso ao realizar uma entrega domiciliar, mas teria conseguido saltar e sair ileso", relatou a corporação. 

Os bombeiros fizeram o escoramento para estabilizar a estrutura. A Defesa Civil municipal foi acionada para avaliar a extensão dos danos e orientar os moradores. 

O conjunto habitacional tem quatro blocos de edifícios duplos, de três andares e telhados de cerâmica no quarteirão da ocorrência. O acesso dos moradores a suas casas ao nível do solo é feito por lances de escadas externas também sob o mesmo tipo de cobertura.

Após vistoria no local, a Defesa Civil informou que todos os moradores foram orientados e notificados sobre os riscos existentes na estrutura, e da importância de manutenções corretivas e preventivas.

Ainda de acordo com o órgão, os moradores dos apartamentos atingidos permanecerão nas unidades, utilizando acesso alternativo. "Foi emitida ainda notificação para que o condomínio contrate profissional habilitado a fim de realizar manutenção preventiva em todas as demais escadas do conjunto", informou a Defesa Civil, em nota. 

Sabará

Em Sabará, na Grande BH, parte de uma residência desabou também sem deixar nenhum ferido, no Bairro Rosário I, Sabará, próximo à Igreja Cristã do Brasil. 

De acordo com o CBMMG, ocorreu o colapso parcial da laje de uma das residências. A rua é muito íngreme e as construções residenciais e até comércios que funcionam no local foram construídos com andares ocupando os espaços abaixo, acompanhando os barrancos em vários níveis.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A Defesa Civil Municipal de Sabará foi acionada para avaliação estrutural do imóvel.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay