Cinco homens foram presos na Região Metropolitana de Belo Horizonte suspeitos de renderem motoristas e roubarem as cargas de combustível de caminhões-tanque nas imediações de Betim (MG). Conforme as investigações, os condutores eram abordados, feitos refém e a carga era removida do veículo.

A Operação Tanque da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu os mandados de prisão e apreendeu um caminhão e uma caminhonete na cidade onde aconteceram os crimes, em Contagem (MG) e em Vespasiano (MG), nessa quinta-feira (31/7).

Investigações da PCMG indicam que o grupo se especializou no roubo de combustível e atuava há pelo menos dois anos. De acordo com o delegado Davi Batista Gomes, responsável pelo caso, parte da organização criminosa focava na subtração da carga inflamável, enquanto a outra parte roubava outras pequenas cargas.

As apurações apontam que o grupo agia de madrugada. Nas ocasiões, os suspeitos observavam os alvos nas proximidades de refinarias da região de Betim e seguiam para a abordagem.

Conforme o delegado, os motoristas eram abordados em trechos com redução de velocidade ou paradas e sequestrados. “Com armas de fogo em punho, dois entravam, rendiam o motorista e o faziam refém. Dirigiam-se até um local relativamente seguro, onde faziam o transbordo da carga e posteriormente liberavam a vítima e o caminhão”, detalhou.

O combustível era, então, transferido para tanques próprios da organização. De acordo com Gomes, a segunda fase da operação monitora a tentativa de levar a carga para o estado de São Paulo. A identificação de destinatários também faz parte desta segunda etapa da investigação. “Já observamos que são redes de postos de combustíveis que recebiam essa carga”, adiantou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Outros investigados na operação ainda são procurados para cumprimento de mandados de prisão já decretados. As investigações seguem com a 1ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), vinculada ao Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp).

compartilhe