Depois de 19 horas, o caminhão-baú que perdeu os freios na área de escape do Anel Rodoviário, no Bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte, foi retirado do local. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (2/8), e os trabalhos se estenderam até as 18h e exigiram o uso de seis caminhões-guincho.
Durante todo o período, a área de escape e uma das pistas da via ficaram interditadas, provocando lentidão no trânsito sentido Vitória. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), agora será feita a limpeza da área de escape e, em seguida, a liberação do equipamento de segurança.
Leia Mais
O motorista do caminhão-baú contou à reportagem que seguia, junto da esposa, de Ubá, na Zona da Mata, com destino a Jaciara, no Mato Grosso. As cidades ficam a cerca de 1.700 quilômetros de distância, e a viagem leva pelo menos dois dias.
Por volta das 23h de sexta-feira (1º/8), o caminhoneiro perdeu os freios enquanto trafegava pelo Anel Rodoviário e precisou utilizar a área de escape para, conforme disse, salvar a própria vida, a da esposa e a dos demais motoristas na pista.
- Justiça obriga Lagoa Santa a liberar evento de umbanda na cidade
- Trabalhador encontra ossada humana ao limpar terreno no interior de Minas
As tentativas de remoção do caminhão começaram a 1h da madrugada e seguiram ao longo do sábado. Diversos guinchos foram utilizados durante todo o dia para retirar o veículo, sem sucesso.
Por volta das 14h30, cinco guinchos tentavam puxar simultaneamente o caminhão, mas não foi suficiente — o material utilizado na área de escape dificulta a remoção dos veículos, já que seu principal objetivo é justamente conter aqueles que chegam ao local sem freios.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
As equipes de remoção aguardaram, então, a chegada de mais um guincho para aumentar a força de tração. Também foi feita a retirada dos móveis de dentro do baú do caminhão, para que o veículo ficasse mais leve.