O fogo consome, desde a noite de sábado (2/8), parte da mata do Parque da Serra do Rola Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros mantém seis equipes, permanentemente, para tentar conter o incêndio. Até a tarde deste domingo (3), 61 combatentes trabalharam no combate às chamas.

O incêndio se estende por uma grande área e chegou próximo à entrada do Condomínio Retiro das Pedras. Os focos foram detectados por câmeras de monitoramento do local, e a equipe de segurança acionou o Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros que atuam no local, o incêndio é de grandes proporções. O vento forte e a topografia da região dificultam o trabalho e contribuem para o avanço do fogo.

Duas linhas principais de incêndio se formaram: uma segue em direção à Serra Catarina e a outra, rumo ao Poço da Calçada, em Brumadinho.

Os bombeiros relatam que a área atingida é composta por vales e apresenta difícil acesso. Das seis guarnições mobilizadas, duas são especializadas no combate a incêndios florestais.

O helicóptero Guará, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), presta apoio às operações, lançando água em pontos estratégicos e de difícil acesso para as equipes em solo.

Uma das equipes atua de forma preventiva, protegendo áreas próximas a condomínios da região.

Força-tarefa mobilizada:

  • 22 bombeiros
  • 15 brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA)
  • 05 Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)
  • 09 Brigadistas da Copasa
  • 09 Brigadistas da "Brigada 1"

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia 

compartilhe