Um técnico de enfermagem foi indiciado por lesão corporal pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) depois de um descuido com uma paciente de 31 anos após uma cirurgia ortognática. A paciente sofreu uma parada cardíaca, não recebeu cuidados imediatos e sofreu sequelas.
O caso aconteceu em Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, em março de 2023. As investigações foram concluídas na última semana e divulgadas pela corporação nessa segunda-feira (18/8).
Leia Mais
De acordo com a polícia, a cirurgia foi bem-sucedida e a paciente foi encaminhada ao quarto, sob os cuidados do técnico de enfermagem. Porém, durante o trajeto que durou cerca de 17 minutos, a paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória.
- PM acusado de agredir oficial de Justiça se torna réu por lesão corporal
- Dentista investigada por lipo de papada é indiciada por lesão em 21 vítimas
A investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil indica que a vítima não recebeu a atenção e as intervenções adequadas durante o quadro, medidas tomadas apenas quando ela chegou ao quarto de internação e outro profissional percebeu a situação.
A paciente foi submetida a procedimentos de socorro, recuperou a consciência, mas sofreu sequelas neurológicas graves atribuídas ao tempo prolongado da parada cardiorrespiratória.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Para o delegado responsável pelo caso, Luciano Vidal, a conclusão do inquérito deixa claro que “houve falha técnica na condução da paciente, configurando crime previsto em lei”. O técnico de enfermagem foi indiciado por lesão corporal culposa, quando não há intenção, como resultado de negligência, imprudência ou imperícia.