MP denuncia quatro policiais por LGBTfobia em carnaval de Juiz de Fora
Policiais são acusados de violência e discriminação durante o Bloco da Benemérita, no dia 1º de março de 2025
compartilhe
Siga noA 5ª Promotoria do Ministério Público (MP) de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, denunciou quatro policiais militares por supostos crimes cometidos durante o Bloco da Benemérita, em 1º de março de 2025, no carnaval da cidade. As acusações incluem "uso de gás tóxico ou asfixiante, discriminação homofóbica e transfóbica contra minoria LGBTIA+, violência arbitrária, abuso de autoridade, lesão corporal, discriminação transfóbica e homofóbica contra duas vítimas civis em virtude de identidade de gênero e falsidade ideológica".
Segundo o MP, entre as vítimas estão MC Xuxu e Gustavo Ferreira, que aparecem nas imagens registradas no dia. Em um dos vídeos, Gustavo é visto sendo agredido. O organizador do bloco também foi atingido, sofrendo um golpe na cabeça que o deixou sangrando. A denúncia foi recebida pela Justiça na última sexta-feira (19/9) e tramitará na 5ª Auditoria de Justiça Militar de Belo Horizonte.
O evento, realizado na Praça Antônio Carlos, reuniu grande participação da comunidade negra e LGBTQIAPN+. De acordo com relatos de foliões, a dispersão foi feita pela PM com spray de pimenta e bombas. "Tinha muita criança no palco, foi todo mundo afetado pelo spray de pimenta", relatou uma mulher, que afirmou ainda ter sido agredida ao tentar filmar a ação policial. Ela acrescentou que os agentes retiraram as identificações dos uniformes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Polícia Militar, por sua vez, declarou que a operação ocorreu após denúncias de consumo de álcool por menores, tráfico de drogas e a presença de uma pessoa armada. Segundo o boletim de ocorrência, durante a tentativa de abordagem, um grupo teria reagido contra os policiais, que responderam com uso da força. O caso segue em investigação judicial.