Um grave acidente na BR-040, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, resultou em quatro mortes na tarde desta sexta-feira (5/9). Um ônibus tombou na altura do km 779, na saída da cidade em direção a Belo Horizonte, nas proximidades do Distrito Industrial, ao lado da concessionária Volvo.
A rodovia segue com fluxo lento e a recomendação é de que os motoristas redobrem a atenção ao passar pela região.
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, um ônibus da Viação Cometa bateu na traseira de um ônibus urbano da Linha 743 (Distrito de Toledos).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 14h30 e mobilizou cinco equipes para atender a ocorrência. Ao todo, 31 pessoas ficaram feridas, dez delas em estado grave.
Leia Mais
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para o local do acidente, com três unidades de suporte avançado (USA), mobilizadas para o apoio ao resgate das vítimas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e controla o trânsito, que ficou parcialmente interditado em função do trabalho das equipes de socorro e da retirada do veículo.
Até o início da noite, não havia informações sobre a identidade das vítimas fatais.
Atendimento sobrecarregado
Diante da gravidade do acidente, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que o Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira restringiu a entrada de novos pacientes para priorizar os casos de urgência. Além do HPS, os feridos também foram encaminhados para a UPA Norte, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e a Santa Casa de Juiz de Fora.
A prefeitura pediu que a população priorize buscar atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e postos de saúde neste momento. "Nesse momento de dor, a Prefeitura lamenta a fatalidade e presta solidariedade às famílias das vítimas", informou em nota.
Repercussão e manifestações
Em nota enviada à imprensa, a Viação Cometa lamentou o acidente. "A Viação Cometa informa que, nesta sexta-feira, 5 de setembro, um de seus ônibus envolveu-se em uma colisão com um ônibus urbano, na cidade de Juiz de Fora. A empresa lamenta o ocorrido, está oferecendo o suporte necessário e permanece à disposição para esclarecimentos."
A Prefeitura de Juiz de Fora também prestou solidariedade às famílias e confirmou que os mais de 30 feridos foram levados para hospitais da cidade. "Nesse momento de dor, a prefeitura lamenta a fatalidade e presta solidariedade às famílias das vítimas", diz o texto.
O Consórcio Via JF, responsável pelo transporte municipal, reforçou que a prioridade é o acolhimento das vítimas e o apoio aos familiares. "O Consórcio está em contato direto com as autoridades competentes e presta toda a colaboração necessária para o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido. O Consórcio Via JF lamenta profundamente o acidente, manifesta solidariedade às famílias, amigos e conhecidos das vítimas e seguirá acompanhando a situação junto aos órgãos responsáveis."
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), usou as redes sociais para lamentar o acidente. "É com o coração dilacerado que recebemos a notícia do trágico acidente. Toda a Prefeitura de Juiz de Fora está mobilizada para oferecer socorro imediato às vítimas e prestar devido apoio e acolhimento às famílias. Em nome de toda a cidade, manifestamos nosso profundo pesar, rogando a Deus que console o coração das famílias das vítimas."
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia