O Hospital de Pronto-Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, restringiu a entrada de novos pacientes para priorizar apenas casos de urgência na tarde desta sexta-feira (5/9). A medida foi tomada depois de um grave acidente na BR-040, na saída da cidade em direção a Belo Horizonte, que deixou quatro mortos e 31 feridos.

A informação foi confirmada pela prefeitura nas redes sociais.

O acidente ocorreu quando um ônibus intermunicipal da Viação Cometa colidiu na traseira de um coletivo municipal da linha 743, que atende o distrito de Toledos, próximo ao Distrito Industrial da cidade, na altura do km 779. Com o impacto, o veículo municipal tombou na pista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos dez vítimas foram socorridas em estado grave. Outras 16 tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para as UPAs de Juiz de Fora, segundo informado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do HPS, os feridos também foram encaminhados para a UPA Norte, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus e a Santa Casa de Juiz de Fora. Até o início da noite, não havia informações sobre a identidade das vítimas fatais. 

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades. Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram mobilizadas para o socorro e o controle do trânsito, que ficou parcialmente interditado no trecho.

Repercussão e manifestações

Em nota enviada à imprensa, a Viação Cometa lamentou o acidente. "A Viação Cometa informa que, nesta sexta-feira, 5 de setembro, um de seus ônibus envolveu-se em uma colisão com um ônibus urbano, na cidade de Juiz de Fora. A empresa lamenta o ocorrido, está oferecendo o suporte necessário e permanece à disposição para esclarecimentos."

A Prefeitura de Juiz de Fora também prestou solidariedade às famílias e confirmou que os mais de 30 feridos foram levados para hospitais da cidade. "Nesse momento de dor, a prefeitura lamenta a fatalidade e presta solidariedade às famílias das vítimas", diz o texto.

O Consórcio Via JF, responsável pelo transporte municipal, reforçou que a prioridade é o acolhimento das vítimas e o apoio aos familiares. "O Consórcio está em contato direto com as autoridades competentes e presta toda a colaboração necessária para o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido. O Consórcio Via JF lamenta profundamente o acidente, manifesta solidariedade às famílias, amigos e conhecidos das vítimas e seguirá acompanhando a situação junto aos órgãos responsáveis." 

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), usou as redes sociais para lamentar o acidente. "É com o coração dilacerado que recebemos a notícia do trágico acidente. Toda a Prefeitura de Juiz de Fora está mobilizada para oferecer socorro imediato às vítimas e prestar devido apoio e acolhimento às famílias. Em nome de toda a cidade, manifestamos nosso profundo pesar, rogando a Deus que console o coração das famílias das vítimas." 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

(Com informações de Matheus Brum)

compartilhe