UPA atingida por incêndio em gerador retoma atendimentos em Montes Claros
Unidade de saúde teve serviços interrompidos na noite de terça-feira depois que as chamas atingiram equipamento. Pacientes foram transferidos
compartilhe
Siga noO serviço de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Chiquinho Guimarães, em Montes Claros, no Norte de Minas, foi retomado na tarde desta quarta-feira (1º/10) depois de ter sido suspenso no fim da tarde de ontem, devido a um incêndio em uma sala do gerador interno de energia do prédio. Não houve feridos e o fogo foi controlado.
Além do Corpo de Bombeiros, que, com o auxílio de funcionários, combateu e apagou as chamas rapidamente, compareceu à unidade uma equipe técnica da Cemig. Devido ao incidente, a UPA ficou sem energia. Quatro pacientes que aguardavam atendimento foram transferidos para o Hospital Municipal Alpheu Quadros, com o apoio do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu).
Leia Mais
No final da tarde desta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Eduardo Luiz da Silva, confirmou que o atendimento foi interrompido na UPA do Chiquinho Guimarães por conta do princípio de incêndio e da falta de energia. Segundo ele, na manhã de hoje, a Cemig e equipes das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura e da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb) providenciaram a substituição do gerador incendiado e fizeram os trabalhos de reparo no prédio.
Com isso, o atendimento aos pacientes foi retomado por volta das 13 horas. A UPA do Bairro Chiquinho Guimarães tem uma grande procura, prestando atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Por sua vez, a Cemig informou que cedeu um novo transformador para a prefeitura, providenciando a instalação imediata do equipamento na UPA, para que ocorresse o retorno das atividades.
"O município de Montes Claros é um grande parceiro da Cemig e fizemos de tudo para restabelecer a energia o mais rápido possível para essa unidade hospitalar e não deixar a população sem atendimento médico. Prontamente disponibilizamos um transformador e energizamos a unidade para que os hospitais não fiquem com superlotação", afirmou o superintendente regional da Cemig em Montes Claros, Fabiano Mendonça.