ANIMAIS AMEAÇADOS

Zoológico de BH ajuda na preservação de espécies ameaçadas de extinção

Um dos casos mais populares de ´reservação no Zoo de BH é o dos gorilas. Em 2014, nasceram os primeiros filhotes da espécie no Brasil e da América do Sul

Publicidade
Carregando...

O Zoológico de Belo Horizonte (MG) abriga, atualmente, mais de 3.500 animais. Dentre as tantas aves, répteis, mamíferos e peixes, algumas espécies vivem em família, com mais de um exemplar no zoo. Outras vivem sozinhas, e muitas delas correm o risco de extinção.

O espaço acolhe tanto animais nativos quanto espécies internacionais ameaçadas. Um exemplo popular é a onça-pintada Maya, do Cerrado brasileiro, que chegou em abril deste ano e já virou uma das maiores atrações do zoo.

Outro caso recente envolve a chegada de uma nova macaca da espécie sauim-de-coleira, um dos 25 primatas mais ameaçados do planeta segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As novidades podem cultivar a curiosidade do público em saber quais outros animais do zoológico estão ameaçados.

Espécies ameaçadas ganham chance de sobrevivência no zoo de BH.
Espécies ameaçadas ganham chance de sobrevivência no zoo de BH. Tulio Santos/EM/D.A.Press.

Preservação das espécies

O Zoológico de BH tem um histórico de sucesso na conservação de espécies ameaçadas. Um dos casos mais populares é o dos gorilas. Em 2014, nasceram os primeiros filhotes da espécie no Brasil e da América do Sul.

Esse feito foi resultado de um trabalho iniciado décadas antes, com a chegada do gorila Idi Amin em 1975. No entanto, a reprodução só foi possível após a chegada de fêmeas vindas da Europa, em 2010.

Entre 2014 e 2021, nasceram quatro filhotes, um marco histórico na conservação: o único registro de reprodução da espécie na América do Sul. Atualmente, vivem no local as fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya, além do novo membro, o macho Bu Bu, que chegou em 2025 da Hungria.

Segundo a bióloga e diretora da Zoobotânica do Zoo de BH, Sandra Cunha, essas reproduções tornaram o zoológico de Belo Horizonte uma referência internacional no manejo da espécie por mais de 10 anos.

Apesar da notoriedade dos gorilas, outros animais ameaçados também têm apresentado sucesso reprodutivo no zoológico.

O cervo-do-pantanal, maior cervídeo da América do Sul, está classificado como “vulnerável” (VU) tanto na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) quanto na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

No zoo de BH, três filhotes da espécie nasceram nos últimos anos: um macho, Anakin, em 2023; uma fêmea, Viola, em 2024; e outro macho, Ibere, em 2025.

Outro caso importante envolve o sagui-da-serra-escuro, espécie endêmica da Mata Atlântica que é altamente dependente de ambientes florestais preservados. A destruição do bioma coloca o animal em sério risco de extinção. Em 2024, nasceram dois filhotes da espécie, batizados de Dudu e Mari.

Sandra afirmou que a sexagem, processo que descobre o sexo dos animais, demora mais nessas espécies. O motivo se dá pelo apego dos filhotes com suas mães. “Não desgrudam”, relatou.

Além desses, o zoológico também registrou nascimentos de outras espécies ameaçadas nos últimos anos:

  • Uma mico-leão-preto chamada Preta, em 2021;
  • Um mico-leão-de-cara-dourada chamado Lupi, em 2023;
  • Um tamanduá-bandeira batizado de Curumim, também em 2023;
  • Um bugio ruivo, nomeado de Bruno, em 2024;
  • E uma macaca-prego-do-peito-amarelo chamada Maria Teresa novamente em 2024.

 

Espécies que sofrem risco de extinção.
Espécies que sofrem risco de extinção. Tulio Santos/EM/D.A.Press

Animais escondidos

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é o órgão responsável pela gestão e destino desses animais.

A instituição atua para evitar o cruzamento entre animais com a mesma linhagem genética, prevenindo hibridismos e acasalamentos indevidos, o que é essencial para garantir a preservação das espécies.

Atualmente, o zoológico participa de diversos planos de conservação, tanto nacionais quanto internacionais. Algumas espécies brasileiras, por exemplo, são consideradas internacionais por também serem manejadas em outros países. Um exemplo recente é o da ararinha-azul-de-Spix, espécie nativa do Brasil que nasceu em um zoológico, o Pairi Daiza, na Bélgica. 

Alguns animais, como a arara-azul-de-lear, espécie do nordeste do estado da Bahia, que enfrenta alto risco de extinção, não são expostos ao público. Eles ficam em setores exclusivos, com o objetivo de reprodução e posterior reintrodução na natureza. A prioridade, nesses casos, é a conservação extrema.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“O território deste animal é extenso, mas tem diminuído cada vez mais. No futuro, vamos realizar as solturas nas áreas de preservação”, relatou Sandra.

Há ainda outros animais ameaçados no zoo de BH, como o lobo guará, espécie de canídeo endêmico da América do Sul. Um catálogo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) contabilizou 24 mil indivíduos sobreviventes em todo o Brasil.

Cuidados especiais

Ainda de acordo com Sandra Cunha, as dietas e os cuidados veterinários são individualizados, variando conforme a espécie e suas necessidades específicas.

Um exemplo é o do chimpanzé Serafim, um primata de 37 anos, diagnosticado com diabetes tipo 1, que recebe uma alimentação especial e mais restrita para garantir uma vida plena e saudável.

“O compromisso do Zoológico de BH é garantir a melhor qualidade de vida possível sob cuidados humanos e a preservação das espécies. Toda espécie merece o melhor tipo de cuidado.”, destaca Sandra.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay