Evandro Cunha, um romeiro de 64 anos, morreu durante visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Campos Altos, cidade da Região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. A fatalidade ocorreu na manhã de domingo, 12 de outubro, dia dedicado à Padroeira do Brasil. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto após subir a escadaria do Santuário com a esposa, pagando uma promessa. O homem foi socorrido no local e encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal, mas acabou morrendo.

O reitor do Santuário, Padre Aldezire, disse que havia uma multidão de fiéis no momento da tragédia. "Farei uma visita à família para entender a história."

Segundo a prefeitura da cidade, o fiel é natural de Nova Serrana, Centro-Oeste de Minas. Evandro, já idoso, era devoto de Nossa Senhora Aparecida, e conhecer o Santuário era um sonho — que, infelizmente, se tornou uma tragédia.

A morte aconteceu em um momento de grande movimentação de fiéis que participavam das celebrações e homenagens à Santa. A cidade de Campos Altos tem aproximadamente 13 mil habitantes e, no dia 12 de outubro, recebe mais de 100 mil peregrinos.

A reportagem tentou contato com o Santuário para mais detalhes, mas não obteve resposta.

Fé e tradição

O Santuário de Campos Altos, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, é reconhecido pelo Vaticano como o segundo maior Santuário Mariano do Brasil. Localiza-se no alto de uma colina e é atualmente um dos maiores focos de turismo religioso na região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

As romarias começaram em 1976 e acontecem durante o ano inteiro, mas é no dia de Nossa Senhora Aparecida que a maior parte dos fiéis se une para acompanhar a festa, homenagear a padroeira e pagar promessas.

compartilhe