Um apagão nacional registrado na madrugada desta terça-feira (14/10) afetou o fornecimento de energia elétrica em diversas regiões do país, incluindo Minas Gerais, e provocou impactos no trânsito de Belo Horizonte. Cerca de 30 semáforos ficaram em modo intermitente (flash) na capital mineira.
Segundo a BHTrans, os equipamentos foram afetados tanto pelo apagão quanto pela forte chuva que atingiu a cidade durante a madrugada. Há registros de semáforos com falhas em regionais como Centro-Sul, Barreiro, Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova.
Por volta dr 10h, 18 semáforos em pontos estratégicos ainda estavam em flash, como:
-
Sinfrônio Brochado com Olinto Meireles — Barreiro
-
Via do Minério com Cruzeiro do Sul — Barreiro
-
Pedro I com Gal. Olímpio Mourão Filho — Planalto
-
Antônio Carlos com Viaduto Moçambique — Lagoinha
- Av. Vilarinho - Venda Nova
- Augusto de LIma -Centro
- Avenida Afonso Vaz de Melo - Barreiro
- Avenida Francisco Sales - Santa Efigênia
A previsão é que o funcionamento seja normalizado ao longo da manhã.
Apagão atingiu todas as regiões de Minas
De acordo com a Cemig, a interrupção no fornecimento de energia ocorreu às 00h32, em razão da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) um mecanismo de segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN). O apagão afetou municípios de todas as regiões do estado.
Leia Mais
O restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até 1h30, com autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Às 6h12, segundo a companhia, todo o fornecimento havia sido restabelecido.
A Cemig afirmou em nota que a prioridade em situações como essa é restabelecer a energia no menor tempo possível para garantir segurança e estabilidade ao sistema elétrico.
Incêndio, causa do apagão
Segundo o ONS, a interrupção no fornecimento de energia foi provocada por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias (PR), o que levou à abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste. A falha resultou em uma perda de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na região Sudeste, a interrupção foi de aproximadamente 4.800 MW. No Nordeste, 1.900 MW foram afetados; no Norte, 1.600 MW; e no Sul, 1.600 MW.
Assim que a ocorrência foi identificada, o ONS iniciou a recomposição da carga de forma coordenada com as distribuidoras. O fornecimento foi restabelecido gradualmente em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização foi concluída por volta de 2h30.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias relevantes para o seu dia
Reflexos em outros estados
O apagão também atingiu outras unidades da federação. Em São Paulo, 937 mil clientes da Enel ficaram sem luz. No Rio de Janeiro, a Light informou que 450 mil imóveis foram afetados. No Amazonas, houve interrupção no fornecimento em bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara.