Três regiões de BH estão sob risco de desabamentos e deslizamentos
Temporada das águas eleva a apreensão na capital, assombrada pelo risco geológico. Confira a previsão do tempo para Belo Horizonte nesta quarta-feira (10/12)
compartilhe
SIGA
As fortes chuvas registradas na noite dessa terça-feira (9/12), somadas à previsão de novos temporais para os próximos dias, colocou as regiões Nordeste, Leste e Norte de Belo Horizonte em risco geológico, isto é, com alto risco de desabamentos e deslizamentos, pelo menos até quinta-feira (11/12).
As regionais Leste e Norte encontram-se sob alerta moderado, já a Região Nordeste está sob risco geológico forte. A área atingiu 181 milímetros (mm) de chuva até a manhã desta quarta-feira (10/12), segundo balanço divulgado pela Defesa Civil da capital, somando mais da metade da média esperada para o mês em apenas 10 dias, considerando que a média climatológica de dezembro em BH é de 339,1 mm.
Leia Mais
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma taxa de chuva de 1 milímetro por minuto equivale a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado. Portanto, se chover 20 mm, isso significa que, em cada metro quadrado, caíram 20 litros de água.
De acordo com a Defesa Civil, é essencial que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo e aos sinais que podem indicar risco de deslizamentos, quedas de muros e desabamentos.
Queda de árvores
As chuvas que atingem a capital mineira também provocaram a queda de árvores em BH e região metropolitana. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), foram registradas 18 ocorrências de corte de árvore em via pública em Belo Horizonte, em um intervalo de 24 horas, entre a tarde dessa terça-feira (9/12) e a manhã desta quarta. No mesmo período na região metropolitana de BH, foram 23 ocorrências.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trincas nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Poste ou árvores inclinando
- Muros e paredes estufados
- Estalos na estrutura
- Se algum desses sinais for identificado, a pessoa deve sair imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199) ou, em caso de emergências, para o Corpo de Bombeiros (193).
Recomendações de segurança
- Não faça cortes altos ou inclinados em barrancos
- Instale calhas no telhado
- Conserte vazamentos em caixas-d’água e reservatórios
- Não descarte lixo ou entulho em encostas
- Não despeje esgoto no barranco
- Evite queimadas
Previsão do tempo
A meteorologia indica que esta quarta-feira (10/12) será de chuva forte. De acordo com a Defesa Civil de BH, o dia é de céu encoberto com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, com máxima de 26°C e umidade relativa mínima do ar em torno de 80%.
A temperatura mínima registrada foi de 17,7°C, às 2h, na estação Cercadinho, na Região Oeste, com sensação térmica de 10°C. Já a estação Mangabeiras, na Região Centro-Sul, marcou 18,2°C, às 3h20.