Polícia deflagra operação contra crimes do "gota a gota"
São crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e outros delitos similares. A operação visa combater um grupo criminoso de origem estrangeira
compartilhe
SIGA
A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (10/12), em Guaxupé, no Sul de Minas, a “Operação Última Gota”, em combate a um grupo criminoso de origem estrangeira suspeito de atuar na região por meio do esquema ilegal de empréstimos conhecido como “gota a gota”. São crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e outros delitos similares.
Leia Mais
Nesta quarta, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Foram apreendidos cadernos de cobrança, listas de devedores, aparelhos celulares, quantias em dinheiro, comprovantes financeiros e outros elementos relevantes para o aprofundamento das investigações.
A operação é coordenada pelo delegado Tales Moreira. De acordo com ele, “trata-se de uma investigação complexa, conduzida de forma técnica e sigilosa, com foco na proteção dos comerciantes e na interrupção de um ciclo de exploração financeira que causa profundo impacto social. A Polícia Civil seguirá atuando de forma firme contra esse tipo de prática”.
As investigações identificaram um núcleo que se estabelecia temporariamente no município e operava um esquema de empréstimos com juros abusivos, cobrados de forma sistemática e intimidadora.
- Três mulheres são investigadas por estelionato contra aposentados em Minas
- Mulher enganada por falso major diz que sofria violência psicológica
- Falso major que deu golpe de R$ 51 mil tem liberdade decretada em BH
Parte dos valores arrecadados pelos criminosos era remetida ao exterior por meios clandestinos, o que demonstra o caráter organizado e transnacional da atividade ilícita.
Cinco investigados foram detidos e levados à delegacia, para prestar depoimentos. Como não houve nenhum caso de flagrante, eles foram ouvidos e liberados.
O grupo tinha um padrão de atuação: divisões de tarefas, uso de motocicletas para deslocamento, comunicação por aplicativos e cobranças frequentes com forte pressão psicológica, gerando insegurança entre comerciantes locais.
O que é gota-a-gota
Crime gota a gota não é um termo jurídico formal ou um tipo de crime específico codificado na legislação brasileira. É uma expressão idiomática ou jornalística que descreve crimes que ocorrem de forma gradual, repetida e contínua, muitas vezes de menor intensidade individualmente, mas que, ao longo do tempo, causam um dano significativo.
Também são enquadrados como gota a gota os seguintes crimes: pequenos furtos recorrentes, assédio moral ou psicológico contínuo, fraudes ou desvios de recursos públicos em pequenas parcelas, fraudes ou desvios de recursos públicos em pequenas parcelas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia