Fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) controlam o trânsito nas vias de acesso à Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho, na Região Central do estado. Devido às festas de fim de ano, férias escolares e as altas temperaturas registradas no estado, os arredores da área cercada por cachoeiras, registrou congestionamentos e longas filas de veículos, que travaram o trânsito nos últimos dias.
Às vésperas do ano-novo, fiscais do DER-MG foram flagrados organizando o tráfego na região, especialmente na ponte sobre o Rio Cipó, onde a travessia ocorre em apenas um sentido por vez, que liga a Serra do Cipó a Jaboticatubas, onde, no último fim de semana, formou um "nó" de excesso de carros.
A região é acessada, principalmente, pela rodovia MG-010, que liga Belo Horizonte ao Parque Nacional, mas ainda carece de duplicação. O reflexo é sentido com a chegada do verão, já que a área é requisitada pelos amantes de trilhas e cachoeiras.
Leia Mais
Outro ponto controlado pelos fiscais, é a ponte do Hotel Veraneio. Apesar de ter duas faixas, motoristas que trafegam na região registraram a fila de carros na região.
No último fim de semana, vídeos também circularam nas redes sociais, mostrando trânsito lento e veículos praticamente parados nos arredores da Cachoeira do Pedrão.
A MG-020 também passou a registrar trânsito carregado, sobretudo na altura do Bairro Macaúbas, na chegada a Santa Luzia. A região fica a cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte e abrange os municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, além do Parque Nacional da Serra do Cipó.
O que diz a prefeitura?
Devido ao caos, as prefeituras de Jaboticatubas e Santana do Riacho informaram que vêm atuando de forma conjunta para minimizar os impactos do trânsito intenso, especialmente neste período de férias e fim de ano, quando a região recebe visitantes de diversas partes de Minas Gerais e do Brasil.
Leia Mais
Como solução definitiva, o município solicitou ao DER-MG a avaliação técnica para o alargamento da ponte, permitindo a passagem simultânea de veículos nos dois sentidos. Paralelamente, foram solicitadas medidas paliativas e emergenciais, como a instalação de sinalização de controle de tráfego nos dois lados da ponte, a fim de organizar o fluxo de veículos e evitar paralisações sobre a estrutura.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Santana do Riacho, Fernando Burgarelli, afirmou que os transtornos no trânsito se repetem em períodos de férias e feriados prolongados, mas ressaltou que a situação se agravou com a onda de calor e a grande procura pela região. “Ontem (domingo) vivemos um caos na ponte do Veraneio, que liga a Serra do Cipó a Jaboticatubas. Essa ponte deveria ter sido duplicada desde 2012”, disse.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A reportagem solicitou um posicionamento do DER-MG e aguarda retorno.
