Um trecho da BR-040 que passa pelo perímetro urbano de Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas, passou a ter limite de velocidade mais baixo. Anteriormente, a máxima permitida era de 60km/h, mas, desde o último dia 19 de dezembro, uma sexta-feira, os motoristas que transitam pelo local não podem ultrapassar 30km/h. Há um radar instalado na via, no qual foi afixada uma placa que informa o novo limite.
- Carreta tomba e interdita BR-381, na Região Metropolitana de BH
- MG: comandante da PM de Planura morre após batida frontal na BR-364
O radar tem causado reclamações de usuários da rodovia nas redes sociais, que consideram o limite de 30km/h incompatível com o local. Consultada pela reportagem, a EPR Via Mineira, responsável por um trecho de 232km da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, informou que a redução da velocidade é um “ajuste temporário”, realizado “em caráter experimental”.
De acordo com a concessionária, o novo limite de velocidade foi estabelecido “a partir de demandas da comunidade e de estudos técnicos do Programa de Redução de Acidentes”. Além disso, a implantação “foi acompanhada por monitoramento técnico e operacional”.
Leia Mais
Ainda segundo a EPR Via Mineira, a vigoração do novo limite de velocidade foi acompanhada da implantação de uma faixa elevada para a passagem de transeuntes na BR-040, em Conselheiro Lafaiete, “como medida de segurança viária voltada à proteção de pedestres em trecho urbano”. Tal faixa, porém, não foi completamente construída e, atualmente, atravessa apenas uma das pistas, no sentido ao Rio de Janeiro.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Trecho voltará a ter limite de 60km/h
A medida, no entanto, parece não ter surtido o efeito desejado. Depois do contato do Estado de Minas, a concessionária informou que retomará o antigo limite estabelecido para o trecho: “como parte do processo de avaliação, a faixa elevada será removida na próxima quarta-feira (21/1), com retorno ao arranjo viário anterior e velocidade regulamentada de 60 km/h”, informa a empresa.
