A Defesa Civil renovou o alerta de chuva para Belo Horizonte. Agora, o aviso é válido neste domingo (8/2) até segunda-feira (9). Conforme o órgão municipal, o cenário requer cuidados redobrados para evitar danos e perdas.

A previsão indica que a capital mineira pode registrar pancadas de chuva com volume de 40 a 60mm, acompanhadas por raios e rajadas de vento em torno dos 50km/h.

Nesses casos, é recomendado evitar áreas propícias a alagamentos, especialmente se forem próximas a rios e córregos. Também é ideal ficar longe de enxurradas, já que a força das águas pode arrastar pessoas e até bens materiais. 

Os ventos também oferecem perigo, por isso, é adequado estacionar veículos em local seguro, para não correr o risco de serem atingidos por árvores.

 Veja outras recomendações

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Mantenha-se informado

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

compartilhe