Investir em ações muitas vezes parece ser um grande quebra-cabeça com muitas peças e pouco intuitivo sobre como elas se encaixam, não é mesmo?
Existem muitos direcionamentos, teorias, estratégias e entendimento sobre o funcionamento do próprio mercado financeiro.
Mas estamos aqui para te auxiliar a caminhar por essa jornada e te dar as ferramentas necessárias para ir avançando passo a passo e se sentir seguro para fazer as suas escolhas de investimentos.
Estamos lançando um Guia para investir em ações, que vai te auxiliar a escolher empresas para investir na bolsa de valores, usando um modelo de análise de preços conhecido por Análise Técnica.
Esse guia será divido por módulos; assim, você poderá entender os conceitos básicos, e algumas técnicas para começar a escolher as suas ações dentro dessa estratégia.
O primeiro módulo é orientado ao conceito básico do modelo e como ele é aplicado.
Agora que já explicamos como percorreremos essa jornada, vamos começar!
Guia para investir em ações – Módulo 1: Análise Técnica, conceito e aplicações
A análise técnica é o estudo das movimentações dos mercados por meio das variações dos preços das ações das empresas que participam desse mercado.
A principal ferramenta para realizar esse estudo é o uso de gráficos para entender essas variações e seus padrões de comportamento.
Para aprender a fazer essa leitura será necessário aprender a reconhecer padrões visuais. Para isso, existem várias abordagens, mas iremos aprender sobre duas delas: com o uso de indicadores e sem o uso de indicadores. Mais à frente iremos aprofundar sobre esses tópicos.
Fundamento da Análise Técnica
O principal foco nesse tipo de análise é o preço. Acredita-se que a leitura do mercado, da percepção de oferta e demanda pode ser feita pela movimentação dos preços, que são refletidos no gráfico.
Isso porque é impossível saber todas as informações disponíveis e se elas, de alguma forma, já estão sendo absorvidas pelo preço das ações.
Em resumo, para o analista gráfico não existe preço justo, o preço é o reflexo da média do conhecimento de todos os participantes do mercado e das circunstâncias do momento.
As movimentações acontecem justamente por haver momentos de desequilíbrio desse reflexo, que podem gerar maior oferta ou maior demanda.
O mercado se movimenta em padrões
Através do estudo dos históricos de movimentação dos preços, foi possível observar alguns movimentos padronizados, que se repetem ao longo do tempo e que podem ser visualizados através dos gráficos.
Isso permite ao investidor prever ou acompanhar determinado comportamento no presente e no futuro, de forma similar ao que aconteceu no passado.
Tendências de mercado
Ao observar o gráfico, é possível perceber que os preços se movem para cima e para baixo todo o tempo.
Mas ao ampliarmos nosso campo de visão, podemos ver que, dentro desse caos, os preços seguem um direcionamento principal, que é a tendência primária.
Dentro da tendência primária vem uma tendência secundária, em movimentos menores. E ainda uma tendência terciária, mais curtinha. Segue um desenho para exemplificar melhor esse conceito:
A seta azul nos mostra a tendência principal; a amarela, a tendência secundári; e a roxa, a tendência terciária.
Agora que já sabemos os conceitos básicos, nas próximas semanas trarei outros módulos, nos quais vamos entender melhor os gráficos, como ler esses padrões de movimento e como buscar oportunidades através disso. Até lá!