
Policial vestido de Papai Noel prende traficantes no Peru
O disfarce possibilitou que os agentes pudessem entrar em um bairro perigoso na região de Lima, capital do país
compartilhe
Siga noDois homens foram presos por ninguém mais ninguém menos que Papai Noel em plena época de Natal. O Bom Velhinho ainda fez uma grande apreensão de drogas. O caso aconteceu nos arredores de Lima, no Peru. E o Papai Noel não veio direto do Pólo Norte: ele era um policial disfarçado.
27/12/2023 - 19:57 Homem cai de penhasco de 20 metros enquanto fugia da polícia em BH 27/12/2023 - 20:50 Esquema de trânsito do réveillon na Praça da Liberdade começa nesta sexta 27/12/2023 - 21:05 BH: quinta-feira (28/12) pode ter pancadas de chuva
O caso aconteceu no último dia 23, no bairro de Huacal, região próxima a Lima E conhecida pela violência. Segundo divulgado pela Polícia Nacional do Peru, a operação foi realizada pelo chamado Esquadrão Verde, divisão tática de inteligência urbana. Com o típico traje vermelho de Papai Noel, cabeça grande e cabelos e barba brancos e esvoaçantes, o policial disfarçado foi o responsável por abrir o prédio, arrombando o portão com uma marreta.
Os presos têm 25 e 32 anos e são suspeitos de vender maconha e cocaína. O chefe do Esquadrão, Walter Palomino, as roupas de Papai Noel foram usadas para não levantar suspeitas no local. Os supostos traficantes, inclusive, ganharam o apelido de Gangue das Renas do Mal.
Leia também: Pitty diz estar ‘sorumbática’ por vinda de Beyoncé ao Brasil e faz buscas pelo termo aumentarem 60%
Nas imagens divulgadas pela polícia, o Bom Velhinho aparece junto com outros policiais para combinar os próximos passos da operação e, depois, correr pela rua. Papai Noel também foi o responsável pela prisão de um dos homens, que, nas imagens, chega a cair no chão com as mãos nas costas.
O Peru é um dos países que mais produzem cocaína no mundo. A tática de lançar operações especiais com agentes fantasiados é comum pela polícia peruana, para garantir a sensação de surpresa, especialmente em datas comemorativas e feriados.
Em 2020, policiais fizeram outra operação antidrogas vestidos de Papai Noel e seus duendes. No Halloween e no Natal de 2022, fantasias também foram usadas em operações semelhantes.