Internacional

Netanyahu pede a presidente colombiano para interceder por liberação de reféns do Hamas

Publicidade
Carregando...

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu em uma carta ao presidente colombiano, Gustavo Petro, que "empenhe todos os esforços" para a liberação de reféns do grupo islamista Hamas, confirmaram à AFP nesta sexta-feira(26) fontes diplomáticas.

"Peço que faça o possível para conseguir a libertação de Elkana (Bohbot, um cidadão colombiano) e dos outros 135 reféns retidos nos túneis terroristas do Hamas", afirma a carta ao presidente de esquerda, que apoia abertamente a causa palestina e acusa Israel de cometer um "genocídio" na Faixa de Gaza. 

A embaixada israelense em Bogotá confirmou à AFP a autenticidade do documento com data de 11 de janeiro e divulgado pela imprensa colombiana.

"Qualquer pressão que puder exercer com este fim, especialmente ante o Irã, Catar e Turquia, assim como ante o CICV(Comitê Internacional da Cruz Vermelha) será inestimável e contribuirá para salvar vidas inocentes", continua Netanyahu.

A Colômbia apoia a ação apresentada pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) por suposta violação da Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, de 1948.

Nesta sexta-feira, a mais alta instância judicial da ONU determinou a Israel que faça o possível para impedir qualquer eventual ato de "genocídio" em Gaza.

arm/das/dg/jc/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia guerra israel palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay