Retirada de tropas israelense do sul de Gaza pode ser apenas um período de 'descanso', diz Casa Branca
compartilhe
Siga noA retirada parcial de Israel do sul da Faixa de Gaza provavelmente será para que suas tropas possam "descansar e se recondicionar", e não para uma nova operação, disse a Casa Branca neste domingo (7).
"Eles estão no terreno há quatro meses, o que estamos percebendo é que estão cansados, precisam se recondicionar", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, ao programa "This Week", da ABC, embora tenha enfatizado que é "difícil saber exatamente o que isso indica neste momento".
Kirby fez as observações horas depois que Israel, sob crescente pressão de Washington devido ao grande número de civis mortos no conflito, anunciou a retirada de suas tropas do território palestino de Gaza, ao sul, incluindo a cidade de Khan Yunis, de acordo com os militares e a mídia israelenses.
As IDF [Forças de Defesa de Israel] disseram que uma "força significativa" continuará a operar no restante de Gaza, que foi invadida por Israel após um ataque de combatentes do grupo islamista Hamas em 7 de outubro.
O ataque do Hamas matou 1.170 pessoas, a maioria civis, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses.
A ofensiva aérea e terrestre de Israel em resposta deixou pelo menos 33.175 pessoas mortas em Gaza, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas.
Kirby disse que deixaria a IDF "falar sobre suas operações".
"Nosso entendimento, e a partir de seus anúncios públicos, é que isso é realmente apenas um descanso e um recondicionamento dessas tropas que estão no terreno há quatro meses, e não necessariamente, até onde podemos dizer, um sinal de que uma nova operação está chegando para essas tropas", disse ele.
st/nro/mel/llu/dd/yr