Internacional

Irã critica decisão do Canadá de incluir a Guarda Revolucionária na lista de grupos terroristas

Publicidade
Carregando...

O Irã condenou nesta quinta-feira (20) como "irresponsável" a decisão do governo do Canadá de incluir a Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica, em sua lista de grupos terroristas.

O Canadá anunciou na quarta-feira que incluiu a Guarda Revolucionária na lista de grupos terroristas porque o Irã "mostrou desprezo pelos direitos humanos" e um "desejo de desestabilizar a ordem internacional".

"É uma medida hostil", reagiu o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Naser Kanani, em um comunicado. 

"Esta ação irresponsável e provocativa é parte do caminho equivocado que o governo canadense adota há mais de uma década", acrescentou, antes de destacar que Teerã se reserva o direito de apresentar "uma resposta proporcional". 

O Canadá agora pode congelar os ativos e processar membros da organização, além de proibir a eles qualquer transação financeira.

A decisão de Ottawa ocorre em um contexto de grande tensão de vários anos entre os dois países, que não mantêm relações diplomáticas desde 2012.  

O Canadá segue a decisão dos Estados Unidos, que incluiu a Guarda Revolucionária na lista de grupos terroristas em 2019. Alguns políticos europeus pedem a seus países que adotem a mesma medida.

ap/jri/pc/zm/fp

Tópicos relacionados:

canada diplomacia ira

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay