Internacional

UE muda reuniões de Budapeste para Bruxelas após viagem de Orban a Moscou

Publicidade
Carregando...

A reunião dos ministros das Relações Exteriores e de Defesa da União Europeia, originalmente programada para o final de agosto em Budapeste, será realizada em Bruxelas, como resposta "simbólica" à postura da Hungria em relação à Rússia, anunciou nesta segunda-feira (22) o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

Borrell presidiu uma reunião dos ministros de Relações Exteriores em que não foi possível encontrar uma solução para a divisão entre os Estados-membros sobre a ideia de participar de reuniões em Budapeste, após a viagem do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, a Moscou, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin.

"Entendi que precisamos enviar um sinal, ainda que simbólico, (...) consequências simbólicas. Não será nada grandioso. Eu não uso a palavra boicote", apontou.

"Acredito que seria muito mais apropriado mostrar esse sentimento e convocar as próximas reuniões informais do Conselho de Assuntos Externos e de Defesa em Bruxelas, quando retornarmos das férias", disse Borrell ao final da reunião do dia.

O alto funcionário afirmou ter ouvido "todos os argumentos, tentando fazê-los convergir, talvez para uma posição intermediária. Não foi possível. Alguns estavam dispostos a ir para Budapeste, como de costume. Outros claramente não queriam ir" e, diante disso, "tive que tomar uma decisão".

A visita de Orban à Rússia causou enorme desconforto em países da UE, agravada pelo fato de que em 1º de julho a Hungria assumiu a presidência semestral da UE, e pelo sentimento generalizado de que sua viagem não foi apresentada como uma iniciativa estritamente bilateral.

Ao exercer a presidência rotativa semestral da UE, a Hungria organizaria neste semestre as reuniões ministeriais mais importantes do bloco.

No entanto, diversos países estão considerando enviar funcionários de nível mais baixo para essas reuniões.

ahg/mb/jb/aa

Tópicos relacionados:

conflito diplomacia hungria russia ucrania ue

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay