Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Seis militares italianos são suspeitos de homicídio culposo após naufrágio de migrantes na Calábria-lugardafinancas.com
Internacional

Seis militares italianos são suspeitos de homicídio culposo após naufrágio de migrantes na Calábria

Publicidade
Carregando...

Seis militares italianos são suspeitos de homicídio culposo ao término da investigação sobre o naufrágio de uma embarcação de migrantes em Cutro (Calábria), que causou a morte de 94 pessoas em fevereiro de 2023, indicou o Ministério Público nesta terça-feira (23). 

Os supostos crimes de "naufrágio involuntário e homicídio culposo" pairam sobre quatro oficiais de aduanas (GDF) e sobre dois oficiais da Guarda Costeira, disse o Ministério Público da cidade calabresa de Crotone em um comunicado. 

Na madrugada de 26 de fevereiro de 2023, um barco da Turquia, com cerca de 175 pessoas a bordo, afundou a poucos metros da costa de Cutro, na Calábria. 

As autoridades marítimas, especialmente a Guarda Costeira, são suspeitas de não terem reagido com rapidez suficiente às informações que indicavam a presença de uma embarcação sobrecarregada na área.

O Judiciário abriu uma investigação sobre as circunstâncias da tragédia que causou a morte de 94 pessoas, incluindo muitas crianças, e um número não especificado de pessoas desaparecidas.

O gabinete do promotor disse que “nos últimos dias” notificou as seis pessoas com um “aviso de encerramento da investigação” contra elas, que precede o pedido para enviá-las a julgamento.

O documento também menciona a “negligência óbvia na aplicação das regras impostas pelas leis europeias e nacionais nesse tipo de situação”.

Os quatro oficiais da GDF são suspeitos de “omissão” em suas comunicações com a Guarda Costeira, pois supostamente não mencionaram as dificuldades encontradas pelos barcos devido ao mau tempo e às condições do mar, de acordo com a mesma fonte.

Os dois oficiais da guarda costeira são suspeitos de “não terem solicitado as informações necessárias para ter uma ideia precisa” das atividades da GDF e de terem feito “uma avaliação errada” da situação.

O Ministério Público lembra que na noite anterior ao naufrágio, um avião da Frontex, a agência europeia de fronteiras, havia alertados as autoridades italianas sobre a presença de uma embarcação em direção ao litoral da Calábria. 

ljm/glr/ybl/mab/mb/dd/aa

Tópicos relacionados:

acidente italia migracao naufragio

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay